Fluorescência óptica e os benefícios no tratamento odontológico

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba como a fluorescência óptica ajuda no tratamento odontológico

Aqui na Simpatio, nós já falamos bastante sobre o tratamento odontológico e os cuidados que devemos ter com a nossa saúde bucal. Mas você já ouviu falar sobre fluorescência óptica e seus benefícios na Odontologia?

Assim como outras tecnologias recentes, a fluorescência óptica auxilia os dentistas na hora de identificar e cuidar de problemas bucais de uma maneira mais eficaz, podendo descobrir possíveis problemas de forma antecipada.

Fluorescência óptica é um método no qual se coloca uma luz ultravioleta na boca do paciente para analisar a normalidade das células presentes no tecido bucal, facilitando assim a detecção de problemas dentários.

Neste artigo, falaremos sobre como essa nova tecnologia é aplicada no tratamento odontológico, quais problemas podem ser identificados com o seu uso, e outras novidades que também auxiliam no tratamento do paciente.

Como Aplicar a Fluorescência Óptica no Tratamento Odontológico?

Uma vez que o método serve para auxiliar no diagnóstico do paciente, o evidenciador clínico pode ser utilizado para adquirir um resultado mais eficiente e preciso.

A luz ultravioleta exposta ao tecido da boca será filtrada nos pontos saudáveis, deixando visível apenas uma luz emitida naturalmente.

Dessa forma, é criado um sistema por imagem que possibilita uma diferenciação entre as partes saudáveis do tecido das partes que apresentam problemas.

Para saber o estado em que o tecido exposto à luz se encontra, basta analisar o que ocorre logo após a exposição. Se uma luz em tom esverdeado for visto, não existe nenhum tipo de complicação.

Entretanto, a ausência dessa luz verde mostra que o tecido apresenta anormalidades.

O Que Pode Ser Identificado Com o Sistema Por Imagem?

Com o uso da fluorescência óptica na odontologia, problemas com maior dificuldade de análise podem ter um diagnóstico mais fácil.

Assim, veja abaixo o que pode ser identificado com o uso da tecnologia:

  • Presença de trincas
  • Cárie
  • Placas bacterianas
  • Retração gengival (com o evidenciamento da linha cervical)
  • Desmineralização dos dentes
  • Acúmulo de bactérias após o uso do aparelho ortodôntico
  • Língua geográfica
  • Traumas no tecido mole da boca
  • HPV Bucal
  • Fungos
  • Restaurações imperfeitas
  • Presença de neoplasias e acompanhamento da sua evolução.

Outras Novidades Que Ajudam no Tratamento Odontológico

Além do sistema de imagem, existem ainda outras tecnologias que tem auxiliado os profissionais da área da odontologia e, portanto, estão sendo mais utilizadas na área.

Dentre elas, estão presentes o escaneamento intraoral. Ele possibilita que o dentista faça um planejamento de diferentes tratamentos odontológicos de maneira simples e rápida.

Além disso, o uso da impressora 3D é cada vez mais frequente nos consultórios e clínicas. Moldes odontológicos e outras estruturas usadas em tratamentos de reabilitação oral são desenvolvidos a partir desta tecnologia.

Entretanto, é válido ressaltar que a fluorescência óptica deve ser sempre utilizada por um profissional da odontologia.

Seja para uma análise melhor, para o progresso do tratamento ou para obter um melhor acompanhamento da saúde bucal do paciente, apenas os profissionais especializados podem usar essa novidade do mercado!

O dentista pode pedir que exames sejam feitos para chegar ao tratamento ideal do problema apresentado.

Portanto, para ter uma boa saúde bucal e saber se a fluorescência óptica é o método mais indicado, é recomendado manter a periodicidade das consultas com o seu dentista.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.