Conheça a neoplasia e sua relação com a odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira como a neoplasia pode afetar sua saúde bucal

As células no nosso corpo estão em constante mudança. Elas se multiplicam diariamente para formar tecidos saudáveis. No entanto, algumas vezes essas transformações não são positivas, como no caso da neoplasia. Inclusive, ela pode afetar nossa saúde bucal.

As neoplasias podem ser benignas ou malignas. Elas são causas por diferentes motivos, como veremos ao longo deste artigo. Mas, afinal, o que é uma neoplasia?

A neoplasia é qualquer crescimento anormal, exagerado e autônomo de um tecido do corpo. Ela ocorre por meio de alterações celulares das células normais do nosso próprio organismo.

Em alguns casos, esse crescimento tecidual pode prejudicar nosso organismo. E com a progressão dele, os tratamentos vão ficando cada vez mais ineficazes.

Tipos de neoplasia

Existem dois tipos de crescimento exagerados:

  • Neoplasia benigna: ela é constituída por células que têm o crescimento lento e são semelhantes às dos tecidos normais. Pode ser retirada por meio de um procedimento cirúrgico e a chance de cura é alta. Além disso, não há riscos de ocorrer metástases (espalhamento das células alteradas para outras partes do corpo); e
  • Neoplasia maligna: também é conhecida como o câncer. Ela é constituída por células que têm crescimento rápido. Pode ser retirada por meio de um procedimento cirúrgico, mas as chances de cura são diminuídas por ser mais agressiva. Além disso, há riscos de ocorrer metástases.

Câncer na boca

O câncer na boca é um tumor causado pelos crescimentos descontrolados dos tecidos corporais. Além disso, ele ocorre nos lábios, na garganta, dentro da cavidade bucal, nas glândulas salivares e até nas amígdalas.

Alguns dos problemas bucais manifestados com o câncer são:

  • Lesões na boca;
  • Sangramento dentro da boca;
  • Inchaço na bochecha;
  • Sensibilidade;
  • Manchas vermelhas ou brancas em alguma parte dentro da boca;
  • Dores; e
  • Dificuldade para mastigar.

A neoplasia na odontologia é tratada com cirurgias e remédios, na maioria dos casos Por isso, é importante que o dentista esteja presente para fazer um tratamento eficaz.

Exames odontológicos

O profissional pode fazer exames clínicos, radiográficos e fazer uma tomografia computadorizada para o diagnóstico certeiro.

Os preços, níveis de radiação e praticidade diferem de um exame para outro. No entanto, é o profissional que indicará o melhor procedimento para identificar o diagnóstico.

Cuidados bucais

Você precisa tomar cuidados especiais com a higiene oral para evitar mais problemas bucais causados pelas neoplasias.

Ter uma atenção minuciosa com a saúde bucal é essencial para diminuir os riscos de problemas futuros. Assim, separamos algumas recomendações para você seguir.

Escove os dentes depois de acordar, depois das refeições e antes de ir dormir. Além dos mais, faça movimentos suaves e circulares em torno de todos os dentes.

Lembre de sempre escovar a língua também, porque ela também tem bactérias bucais que podem fazer mal a saúde. Mas, lembre: é importante tentar não passar a escova bruscamente.

O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado pelos dentistas. Não precisa passar o fio de forma bruta, mas é preciso que você limpe toda a área ao redor do dente e perto da gengiva.

O seu dentista também pode passar algum enxaguante bucal ideal para você manter e completar a limpeza bucal todos os dias.

Na hora da alimentação, também é preciso ter uma dieta regulada. Por isso, consuma bastante vitaminas e nutrientes. Não esqueça de se manter hidratado sempre que puder.

Faça visitas regulares ao seu dentista de confiança! Com uma saúde bucal em dia, você pode evitar problemas bucais causados pela neoplasia. Se previna e tenha um sorriso saudável.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.