Quando extrações assimétricas são necessárias? Descubra!

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Esse tipo de técnica garante rapidez e agilidade ao tratamento

Uma das características na hora de estudar o sorriso de um paciente é a assimetria de sua face e dentes. Desse modo, certos procedimentos, como extrações assimétricas, podem ser necessários.

Como casos de assimetria não são incomuns, as extrações assimétricas fazem parte do cotidiano do dentista.

Extrações assimétricas são uma solução em casos de assimetria dental dos pacientes, que pode causar também desalinhamento da face e do sorriso.

Dentistas podem identificar dois tipos de assimetrias dentárias:

  1. Assimetria dentro de um arco individual;
  2. Relações assimétricas entre a maxila e a mandíbula.

Ambos os casos possuem correções, podendo ou não envolver tratamentos diferentes a partir de procedimentos específicos para cada situação. Por isso, é também importante detectar a origem as assimetrias.

Assim, as principais causas são:

  • Microssomia hemifacial, síndromes do fissuras, sinostose cranial;
  • Desenvolvimento assimétrico da base do crânio;
  • Posição assimétrica da fossa mandibular;
  • Diferenças no comprimento do corpo;
  • Diferença na altura do ramo;
  • Anquilose de dentes decíduos;
  • Irrupção ectópica do primeiro molar;
  • Perdas precoces do caninos decíduos;
  • Presença de dentes supranumerários, causando a impacção ou a irrupção ectópica dos dentes permanentes.

Consequências de Extrações Assimétricas

Como todo e qualquer procedimento possui riscos, principalmente os ortodônticos, a extração assimétrica pode ocasionar algumas complicações.

Uma inclinação no plano oclusal, por exemplo, é algo que pode acontecer. Por isso, durante o procedimento, é importante que o cirurgião-dentista preste bastante atenção e evite qualquer mudança.

Os casos mais comuns de complicações que aparecem após uma extração assimétrica são:

  • Extrusão dos molares;
  • Desvio das linhas médias superior e inferior;
  • Alterações esqueléticas secundárias no plano frontal.

Diagnóstico Pré Extração Assimétrica e Tratamento

Realizar todos exames previamente, e a partir daí identificar qual será o processo executado, é fundamental.

No exame intra bucal, a avaliação dentária deve incluir análise das linhas médias dentárias e de sua coincidência ou não com a linha média facial. Ainda, se existe mordida cruzada ou inclinação do plano.

Nesse casos, as radiografias são extremamente importantes e podem ajudar o ortodontista no momento de identificar o local, a natureza e a magnitude da assimetria.

Existem alternativas de tratamento para esse tipo de deformidade. Porém, quando mencionadas, é importante avaliar a eficácia de cada um desses tratamentos.

Em casos de desequilíbrios esqueléticos, em que o profissional deve decidir entre tratar de forma cirúrgica ou não, é importante ter muito claro o quanto de benefícios estéticos, dentários e faciais o tratamento escolhido irá trazer.

Ainda que a correção por meio de um processo cirúrgico seja a preferência para casos mais graves ou em situações onde não há mais crescimento ósseo, existem opções menos invasivas

Podemos citar como exemplo a camuflagem, indicada para correção de assimetrias mais leves.

Realizando Correção da Linha Média com Elástico

Muito conhecido e uma opção entre alguns dentistas, o uso dos elásticos para movimentar os dentes incisivos desviados em direção à linha média e centraliza-los com a face, exige grande cooperação do paciente.

Dessa forma, é comum que o profissional fique receoso com esse tipo de técnica, principalmente por conta de seus efeitos colaterais.

Independentemente, é fundamental que seja sempre discutido com o paciente de que forma o tratamento será realizado, envolvendo elásticos ou não, técnicas de push and pull ou com extrações assimétricas, de fato.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!