Extração dentária em pacientes diabéticos exige atenção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba quais os cuidados necessários durante uma extração dentária em pacientes com diabetes

Você já conhece a relação entre diabetes e saúde oral? Ela é bastante delicada e envolve uma série de cuidados. Entre eles, devemos citar a atenção redobrada durante a extração dentária em pacientes diabéticos.

Isso se deve ao nível de glicose dessas pessoas, que quando está muito elevado aumenta consideravelmente o risco do desenvolvimento de anomalias orais e pode tornar mais difícil a extração dentária em pacientes diabéticos.

Extração dentária em pacientes diabéticos pode ser realizada assim como em qualquer outra pessoa. Entretanto, é necessário que a doença esteja estabilizada e os níveis de glicose sanguínea da pessoa estejam comuns.

Além disso, é fundamental que o paciente indique ao dentista como é a sua medicação diária. E isso não vale apenas para esta doença em específico, como para todas as outras.

A partir dessas informações, o profissional saberá a forma correta de proceder com aquele paciente.

Além disso, ele pode analisá-las e exigir uma avaliação médica para observar o controle do quadro previamente à extração dentária.

Cuidados Antes e Após Extração Dentária em Pacientes Diabéticos

Obviamente, no dia da cirurgia é necessário que o paciente esteja muito bem hidratado e alimentado. Isso serve para que haja um controle da glicemia durante toda a operação, evitando qualquer tipo de complicação.

Já no pós-operatório, o ideal é que a pessoa mantenha uma dieta leve e fria, além de realizar compressas com gelo diárias, ou sempre que sentir qualquer tipo de dor na região operada.

Fora isso, o indicado é não cuspir, o que poderia proporcionar sangramentos. Além de manter uma higiene oral excelente, visando obter uma recuperação rápida e satisfatória.

Outros Cuidados Para Pacientes Diabéticos

A relação entre diabetes e odontologia é estreita. Muitas das doenças orais podem indicar que o paciente tenha diabetes. O contrário também acontece, e a diabetes pode ser a causa para muitas alterações na saúde oral.

O dentista pode suspeitar que o paciente tenha diabetes a partir desses sintomas:

  • Boca Seca (xerostomia);
  • Mau hálito;
  • Cáries;
  • Infecções virais;
  • Infecções Fúngicas;

Apesar da suspeita da doença, o paciente não encontra o diagnóstico preciso e nem os tratamentos efetivos para diabetes na odontologia.

Por isso, o cirurgião-dentista indicará um médico especializado para um tratamento eficaz.

Geralmente, os endocrinologistas são os mais indicados nestes casos. Além disso, a diabetes pode ocasionar o desenvolvimentos das seguintes doenças bucais:

  • Hipossalivação: a doença interfere na atuação de glândulas, inclusive na glândula salivar. Assim, o nível de saliva produzido é reduzido, o que causa boca seca e o aparecimento de mais bactérias. Essas bactérias se proliferam e podem causar doenças mais severas, como infecções;
  • Doenças Periodontais: com a imunidade baixa por causa dos picos da diabetes e a pouca produção de saliva, as bactérias entram mais facilmente na boca. Assim, a inflamação da gengiva (gengivite) é mais fácil de acontecer. Caso não tratada, ela pode evoluir e se desenvolver em periodontite e periodontite crônica.

Portanto, além de ter bastante cuidado com a extração dentária de pacientes diabéticos, é bastante importante que tanto o dentista quanto o paciente se atentem aos outros problemas orais causados pela doença.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.