Expansão Maxilar: um meio rápido e seguro de correção

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A expansão maxilar é muito usada entre as crianças e oferece resultados ortodônticos muito rápidos

Existem muitos tratamentos ortodônticos disponíveis para ajustar o sorriso dos pacientes. No entanto, a maioria deles é demorado, levando anos para apresentar o resultado final. É por isso que a expansão maxilar chama a atenção dos pacientes.

A expansão maxilar é um tratamento ortodôntico rápido e efetivo, mas sua intensidade pode assustar os pais. Por isso, neste artigo, vamos detalhar a ação da expansão maxilar, seus benefícios e dicas importantes.

Expansão maxilar é uma técnica aplicada com a ajuda de um aparelho para expandir a maxila antes da sua calcificação. Esse processo dura algumas semanas e só pode ser realizado (sem cirurgias) em crianças. Com a maxila expandida, a arcada superior fica na posição correta, e é possível dar início a outros tratamentos.

Como funciona a expansão maxilar?

A expansão rápida da maxila é realizada em pacientes de até 10 anos de idade. Isso porque, até essa fase, a maxila está divida em duas partes: a esquerda e a direita.

Essas partes são unidas durante a adolescência por um processo de calcificação. Mas enquanto o processo não se finaliza, é possível usar aparelhos para ajustar a posição das duas partes da maxila.

Assim, o aparelho expansor é colocado no palato (ou “céu da boca”) do paciente, de forma a exercer pressão nas duas partes do osso para que elas se afastem.

Essa pressão é aumentada aos poucos, normalmente pelo método de ativação diária. Funciona assim: o dentista instrui os pais e, cerca de duas vezes ao dia, eles irão aumentar o espaçamento do aparelho através de uma chavinha.

É simples e fácil. Como a ativação é diária, o resultado não demora a chegar. O tratamento pode durar de duas a seis semanas, dependendo da necessidade do paciente e uso correto do aparelho.

No caso dos adultos ou pacientes com a maxila já unida, é preciso fazer uma cirurgia que separará as duas partes da maxila. Depois disso, o acompanhamento com expansor começa, mas em um ritmo um pouco diferente.

Por isso, é preferível realizar todas essas etapas ainda na infância.

Quais os benefícios da expansão maxilar

A expansão da maxila é essencial para corrigir uma série de fatores na ortodontia. Dentre eles, podemos destacar:

  • Correção da posição da arcada dentária;
  • Correção da mordida;
  • Abertura de novos espaços para os dentes se encaixarem nas posições corretas.

Além de ser essencial para os fatores citados, outro benefício da expansão é a rapidez. Alcançar o resultado com tamanha velocidade é praticamente impossível em outros tratamentos.

Dicas importantes sobre a expansão maxilar

Separamos alguns detalhes que podem fazer a diferença durante o tratamento. Fique atento:

DOR:

Em todo tratamento ortodôntico há dores e desconfortos, o uso do aparelho expansor não seria diferente. Ele  pode causar desconfortos e um pouco de dor principalmente após as ativações.

Como estamos lidando com crianças, é importante que os pais saibam lidar com esse sentimento para que as ativações consigam ser feitas sem traumatizar os pequenos.

CONSULTAS SEMANAIS:

O processo é extremamente rápido e a maior parte é realizada em casa. Assim, os dentistas devem ter contato próximo e frequente com o paciente para que nada saia do controle.

Por exemplo, ninguém quer que a maxila se expanda além do necessário, certo? Por isso, nada de faltar as consultas, que devem ser realizadas em base semanal.

MUDANÇAS COMUNS:

Logo nas duas primeiras semanas, os pais irão notar as diferenças. O rostinho da criança muda, assim como espaços entre os dentes aparecem.

Não se desespere! Se tiver dúvidas, ligue para o dentista ou antecipe a consulta da semana. Mas saiba que mudanças significativas e aparentes são normais e, na maioria dos casos, bem-vindas!

Gostou de conhecer mais da expansão maxilar? O tratamento é realmente um trunfo da ortodontia!

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.