Eugenol possui diversas aplicações na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra as principais propriedades e contraindicações da substância

O eugenol é um líquido amarelo claro, naturalmente pouco solúvel em água, presente em diversos óleos naturais, como poejo e noz moscada, por exemplo.

Até aí tudo bem! Mas você deve estar bastante curioso para saber onde o eugenol se relaciona com a odontologia, não é mesmo?

O eugenol, quando misturado com óxido de zinco, pode ser utilizado como cimento provisório ou intermediário para determinados tipos de restaurações dentárias.

Ele é colocado em um recipiente e misturado com o pó do óxido de zinco com o auxílio de uma espátula. Assim, é formada uma pasta bastante densa e de textura parecida com a de uma borracha.

Eugenol e o Cheirinho de Dentista

A curiosidade é que a produção da substância do cimento de eugenol libera um cheiro extremamente característico, conhecido por muitos como cheirinho de dentista.

Mas afinal, o que é o cheiro de dentista? Ele é descrito como um aroma bastante semelhante ao do cravo, a famosa árvore nativa das ilhas Molucas, na Indonésia.

Apesar de sentirmos uma variedade enorme de cheiros em um consultório odontológico, para a maioria dos pacientes o cheiro de eugenol sobressai bastante diante dos outros.

Utilização Odontológica e Propriedades

A principal característica do eugenol é a sua biocompatibilidade com o nosso organismo. Talvez esse seja um dos principais motivos para a escolha de sua utilização na odontologia.

Além disso, ele possui propriedades analgésicas, antissépticas e balsâmicas, podendo ser utilizado em:

  • Restaurações provisórias;
  • Forração de restaurações definitivas;
  • Tratamentos de canal, como cimento obturador. Ele é um bom isolante térmico, substituindo com maestria a dentina perdida.

Outras Aplicações para da Substância

Por ser uma substância bastante versátil, o eugenol pode ser utilizado em diversos ramos da indústria.

Ele possui propriedades semelhantes a de alguns anti-depressivos, sendo largamente utilizado em tratamentos contra a depressão.

O eugenol não se limita apenas ao uso humano, sendo utilizado também em animais. Um forte exemplo é a piscicultura, um tratamento anestésico realizado em algumas espécies de peixe.

Outras aplicações notáveis para o eugenol são:

  • Agente antitrombótico;
  • Agente antifúngico;
  • Tratamento de problemas cardiovasculares;
  • Efeito antibacteriano e antifúngico;
  • Redução de lesões provocadas por refluxos ou úlceras frequentes;
  • Agente antioxidante.

A substância ainda está fortemente presente na indústria farmacêutica, na fabricação de perfumes e fragrâncias. Ela também é ingrediente chave na fabricação do cigarro de cravo, um produto bastante popular na Indonésia.

Existe Contraindicação Para o Eugenol?

Após a realização de diversas pesquisas, estudiosos descobriram que uma das poucas contra indicações para o uso de eugenol é a hipersensibilidade.

Além disso, pessoas alérgicas à substância ou algum elemento presente no cimento de eugenol não devem utilizá-lo.

Apesar de apresentar diversos benefícios e pouquíssimas contraindicações, o medicamento só deve ser utilizado caso seja receitado pelo dentista ou profissional encarregado.

Lembre-se, a automedicação é extremamente prejudicial a saúde. O remédio em questão pode efetuar um efeito reverso, e ao invés de beneficiar, pode acarretar uma série de problemas ao usuário.

Portanto, apenas utilize o eugenol ou qualquer outro tipo de solução medicamentosa perante prescrição médica.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.