Etoricoxibe é recomendado no tratamento de diversas patologias

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Muito utilizado como inibidor de desconfortos, atua em diferentes áreas da saúde

Ao menor sinal de desconforto, é comum querermos tomar logo um remedinho para aliviar os sintomas de dor. Você provavelmente já fez uso do Etoricoxibe.

Principalmente em idosos, o Etoricoxibe deve estar sempre acompanhado de uma supervisão médica apropriada evitando o desenvolvimento de maiores problemas.

Etoricoxibe é um fármaco inibidor seletivo, indicado para o tratamento agudo e crônico, auxiliando ainda no alivio de dores e incômodos muitas vezes causados por infeções.

Principais Propriedades do Etoricoxibe

Conhecido por ser um fármaco anti-inflamatório não-esteroidal, tem sua atuação realizada por meio da inibição seletiva de enzimas.

O medicamento é absorvido pelo organismo de forma rápida e de modo quase completo, uma vez que 80% da sua dose é administrada.

Seu metabolismo é realizado em cerca de 90% no fígado. Porém, outras enzimas estão ainda envolvidas em seu metabolismo em menor escala.

Para Que Serve o Uso do Etoricoxibe?

De forma geral, apesar de se mostrar eficiente em diversos tratamentos quando escolhido para uso, seu principal foco se baseia então em:

  • Tratamento agudo e crônico dos sinais e sintomas da artrite reumatoide e da osteoartrite;
  • Tratamento da espondilite anquilosante;
  • Alívio de dor crônica e aguda;
  • Tratamento da aguda dor pós-operatória moderada à grave, quando associada à cirurgias odontológicas ou também em casos de cirurgias ginecológicas abdominais.

Cada caso irá depender do estado em que o paciente se encontra e suas necessidades. Portanto, somente um profissional da saúde deverá prescrever o fármaco.

Dessa forma, a decisão se esse irá ou não ser prescrito, deve ainda levar em conta os riscos individuais de cada paciente, evitando assim outras complicações.

Quais as Contraindicações do Uso de Etoricoxibe?

Por o Etoricoxibe ser uma substância ativa, é contraindicado principalmente para pacientes com hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. Outros casos que devem estar sob cuidado são:

  • Casos de insuficiência cardíaca congestiva (NYHA II-IV);
  • Doença cardíaca isquêmica;
  • Portadores de doença arterial periférica ou doença vascular cerebral estabelecida, incluindo pacientes que tenham sido submetidos recentemente à uma cirurgia de revascularização do coração ou angioplastia.

Como Deve ser Feito o Uso de Etoricoxibe?

É importante frisar que, seguir as recomendas de seu médico ou cirurgião-dentista é fundamental e não deve ser substituído por nenhum informação repassada sem propriedade.

Dessa forma, de modo geral, o recomendado é que o fármaco seja tomado uma vez ao dia, com ou sem alimentos. O médico irá então decidir a dosagem e por quanto tempo será necessário tomar este medicamento.

Reações Adversas Apresentadas pelo Etoricoxibe

Analisando a partir de diferentes características e casos, algumas reações adversas ao princípio ativo podem aparecer durante o tratamento. Porém, no geral, as principais manifestações são:

  • Astenia;
  • Fadiga;
  • Tontura;
  • Edema de membros inferiores;
  • Hipertensão
  • Dispepsia;
  • Pirose;
  • Náuseas;
  • Cefaléia;
  • Aumento de enzimas hepáticas.

Uso do Etoricoxibe na Odontologia

Na área odontológica, a terapia medicamentosa tem um papel importante, mantendo sempre a ênfase nos anti-inflamatórios não esteroides, como é o caso do Etoricoxibe.

Normalmente, o principal motivo que leva os pacientes a tomarem o primeiro passo e de fato procurarem por atendimento odontológico, é a dor.

Dessa forma, é comum que ocorra a prescrição medicamentosa dos remédios inibidores de dor e desconfortos, oferecendo maior alivio ao pacientes.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.