Artrite reumatoide afeta a saúde bucal do paciente

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A artrite reumatoide prejudica a articulação temporomandibular e estimula o desenvolvimento de doenças periodontais

A artrite reumatoide é uma doença autoimune na qual o corpo ataca suas próprias articulações, ocasionando em inchaço, rigidez e dores nas juntas. Isso limita os movimentos, principalmente os do braço e perna.

No entanto, a artrite reumatoide pode acometer nossa boca também, atingindo a articulação temporomandibular (ATM), que é essencial para o desempenho da cavidade, já que ela permite que realizemos todos os movimentos bucais: para frente, para trás e para os lados.

E a relação não para por aí. A artrite reumatoide pode se conectar com doenças periodontais porque apresentam uma diversidade de características clínicas e patológicas marcadamente semelhantes.

Para facilitar, vamos separar por tópicos as consequências trazidas pela artrite:

Artrite da articulação temporomandibular

A ATM é uma articulação que faz a ligação maxilar ao osso temporal do crânio, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.

Quando ocorre alguma anomalia na ATM, ela recebe o nome de disfunção temporomandibular.

Sintomas

Ela se manifesta através dos seguintes sintomas:

  • Fortes e frequentes dores de cabeça similares a uma enxaqueca;
  • Dores de ouvido e pressão atrás dos olhos;
  • Dificuldade na hora de abrir completamente a boca;
  • Uma sensação de desencaixe ou um estalo ao abrir e fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, mastigar ou abrir demais a boca;
  • Mandíbula travada ou deslocada;
  • Uma notável mudança no encaixe da arcada dentária;
  • Flacidez nos músculos da mandíbula.

Além da doença autoimune, que fará com que haja um enrijecimento gradativo da movimentação da mandíbula, a DTM também pode ser motivada por outros fatores físicos.

São eles: traumatismo, deslocamento e bruxismo, e emocionais, como estresse, tensão e ansiedade.

Tratamento

  • Para aliviar as dores musculares você pode tomar medicamentos como relaxantes musculares e aspirinas. Realizar uma compressa com um pano úmido e quente na região do incômodo também pode ajudar a amenizar as dores;
  • Utilizar um “splint”, uma espécie de protetor bucal noturno, que é feito sob medida para a boca do paciente. Ele é encaixado nos dentes superiores, e impede que haja um atrito entre os dentes superiores e inferiores, reduzindo o efeito nocivo do travamento e do rangido entre eles;
  • Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula. Seu dentista pode sugerir que você procure treinamento ou aconselhamento para eliminar o estresse;
  • Caso os tratamentos não surtam efeito, será necessário uma cirurgia ou artroscopia para corrigir o problema.

Artrite reumatoide e doenças periodontais

Existe uma ligação entre artrite reumatoide e doenças periodontais. Os pacientes que sofrem com a artrite apresentam algumas bactérias no sangue. E alguns estudos buscam evidenciar qual a relação dessas bactérias com doenças periodontais.

De acordo com o Journal of Clinical Rheumatology, uma pesquisa mostrou que a bactéria Porphyonomas gengivalis pode ajudar a inflamar a o tecido gengival, principalmente nos que não realizam uma higiene bucal completa.

Mas é importante saber que a limpeza não fará com que ela suma. Apenas a controlará, diminuindo a tendência de uma patologia atingir a gengiva.

Outro estudo sobre artrite reumatoide e saúde bucal, que foi publicado no Journal of Periodontology, constatou que pessoas com a doença autoimune tem oito vezes mais chances de desenvolver uma doença periodontal.

E quais são essas doenças?

Gengivite

A gengivite é uma inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, que causa sintomas como dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

É a fase inicial da doença periodontal e, portanto, mais fácil de ser tratada. Se não tratada, pode progredir e causar complicações mais graves.

Sintomas

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão intensa das gengivas;
  • Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;
  • Nos casos mais graves pode haver sangramento espontâneo da gengiva;
  • Dor e sangramento da gengiva ao mastigar;
  • Dentes que parecem mais longos do que realmente são porque a gengiva fica retraída;
  • Mau hálito e gosto ruim na boca.

Tratamento

No consultório odontológico, o dentista irá avaliar a situação e o estágio da doença. Depois, vai realizar a limpeza e a remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e do tártaro.

Periodontite

Periodontite é uma evolução da gengivite. É uma doença bucal que compromete todos os os tecidos de suporte ao redor do dente. Ossos e ligamentos periodontais são os mais afetados.

Pode causar a queda e perda de dentes por conta da fragilidade óssea desenvolvida. Suas consequências vão desde a destruição da estrutura bucal até a agressividade na estética dental.

Sintomas

  • Mau hálito;
  • Inchaço e vermelhidão ao redor dos dentes;
  • Sangramentos durante a escovação;
  • Sensibilidade nas gengivas;
  • Abscessos dentários;
  • Queda de dentes.

Tratamento

Para tratar a periodontite, existem métodos cirúrgicos e não-cirúrgicos. Os cirúrgicos aplicam derivados de matriz do esmalte dental ou fazem a regeneração tecidual guiada.

Os não-cirúrgicos repetem os mesmos procedimentos para curar a gengivite, mas também pode ser feito a raspagem e o alisamento radicular.

Portanto, se você possui artrite reumatoide, redobre seus cuidados de higiene da boca. Consulte seu médico e seu dentista periodicamente a fim de acompanhar sua saúde.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.