Estomatite infantil provoca fortes dores na boca de crianças

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Doença provocada por vírus causa o desenvolvimento de aftas na boca das crianças e dificultam o processo de alimentação

Os primeiros contatos de uma criança com o mundo externo podem expor o bebê a vírus que colocam sua saúde bucal em risco. Isso porque esses vírus provocam doenças como a estomatite infantil.

Se o seu filho passa por uma estomatite infantil, leia esse artigo para conhecer melhor os seus sintomas, principais características e como acontece o seu tratamento.

Estomatite infantil é uma infecção que atinge a mucosa oral do bebê, normalmente causada pela ação do vírus herpes simples do tipo 1.

Esse desenvolvimento pode estar relacionado ao hábito de levar a mão ou objetos sujos à boca, além de ser facilitado pela baixa imunidade causada por doenças como gripe.

É comum que esse tipo de estomatite afete crianças de um a seis anos. Porém, isso não significa que os bebês com menos de um ano estão imunes, sendo que integram o grupo mais vulnerável ao problema.

Sintomas da estomatite infantil

Quando falamos em saúde bucal, a principal característica da estomatite no bebê é o desenvolvimento de aftas na boca, língua, gengiva e garganta.

Essas aftas apresentam centro amarelado ou acinzentado ao redor, com bastante vermelhidão na área do seu entorno.

Além disso, elas são responsáveis por provocar fortes dores e incômodos para os pequenos, que podem encontrar dificuldade até mesmo na hora de ingerir o leite materno.

Outros possíveis sintomas que indicam a presença da estomatite são:

  • Hálito forte;
  • Febre alta de até 40ºC;
  • Amígdalas inchadas;
  • Excesso de produção de saliva;
  • Redução do apetite e da sede.

Tratamentos da estomatite infantil

O tratamento dessa doença visa diminuir os sintomas, como a dor e a febre. Desse modo, é comum que o médico responsável indique o uso de medicamentos analgésicos.

Além disso, o pediatra também pode recomendar alguns medicamentos para acelerar a cicatrização das feridas. Contudo, é comum que as aftas desapareçam de forma espontânea em até duas semanas.

Até o fim desse período, os pais podem tomar algumas medidas para facilitar a ingestão de alimentos por parte da criança.

Entre essas medidas, estão inclusos: optar por alimentos gelados ou pastosos e evitar que a criança ingira alimentos ácidos. Ainda, é de extrema importância que a boca da criança seja mantida sempre limpa.

Caso contrário, é possível que ocorra o agravamento da infecção que provoca feridas dolorosas. Assim, os pais podem realizar a higienização oral da criança por meio da escovação básica dos dentes.

Além disso, podem buscar o auxílio de um profissional da odontologia especializado em odontopediatria. Dessa maneira, o dentista poderá fazer as melhores recomendações para os cuidados bucais da criança.

Riscos da estomatite infantil

Em geral, o problema da estomatite em criança pode não acarretar maiores complicações. Contudo, isso não significa que os pais não devem se manter atentos à situação.

Isso porque uma estomatite infantil, caso não receba tratamento adequado, pode expandir suas manifestações para a garganta, o esôfago. Em casos mais graves, pode afetar até mesmo os olhos, colocando em risco a visão do pequeno.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.