A amamentação e seu papel na saúde bucal do bebê

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Saiba qual a relação entre amamentação e saúde bucal do bebê

A amamentação é um dos momentos mais importantes da vida do bebê e da mãe. É um momento de formar laços, construir momentos especiais e garantir ao pequeno a melhor alimentação possível.

No entanto, a amamentação não se limita a esses fatores. Ela tem um papel importante para a odontologia. Nesse texto nós vamos conversar sobre todos os aspectos desse assunto!

A amamentação é fundamental para a formação e crescimento da estrutura bucal, daí seu papel relacionado a odontologia. Um bebê que foi amamentado exclusivamente no peito terá maior chances do desenvolvimento dos ossos, crescimento ideal dos dentes e uma saúde bucal infinitamente melhor.

Porque a amamentação exclusiva é tão importante?

Quando a mãe opta pelo aleitamento natural exclusivo, suas principais motivações são a saúde do bebê. O leite materno garante nutrientes importantíssimos, além dos anticorpos.

É a amamentação quem garante a saúde e o bem-estar do bebê, principalmente, durante os primeiros meses de vida.

O que a maioria das mães não sabe, é que toda a ação de amamentar ajuda do desenvolvimento do bebê. A pega – nome dado a posição do bebê para mamar – é ideal para estimular, por exemplo, o desenvolvimento dos ossos da face.

O bico do seio é o único bico ideal para a boca do bebê. Os bicos de mamadeira e de chupeta não são anatômicos e podem, inclusive, serem motivo de deformidade do céu da boca e dos dentes.

Tudo isso porque a boca dos pequenos ainda está em formação e crescimento durante os primeiros anos de vida.

Até a sucção é um fator crucial para a saúde bucal do bebê. Isso porque o ato de sugar, junto a pega correta, e a força desempenhada pelos pequenos estimula o crescimento do maxilar inferior.

É só reparar no maxilar inferior dos recém-nascidos: eles são menores comparados ao superior. Esse fator é natural, mas o crescimento do osso é necessário, por isso que a estimulação pela sucção é tão importante.

Amamentação x Mamadeira

Muitas mães pensam: “mas já existem leites artificiais maravilhosos!”. Bem, a questão aqui vai além do leite. Para começar, nenhum leite artificial consegue reproduzir todas as vantagens do leite materno.

Além disso, o uso de leites artificiais estimula os pequenos a terem paladar mais adocicado. Isso gera a cárie de mamadeira, problema sério em bebês.

E mesmo que o leite não fosse uma questão, temos que pensar sobre a mamadeira em si. As mamadeiras são práticas – qualquer um pode alimentar o bebê, elas ficam prontas na bolsa e cumprem a função que prometem.

No entanto, seu bico não anatômico e o pouco esforço da criança para sugar pode prejudicar a saúde bucal dos pequenos. Entre os fatores que são influenciados pelo uso da mamadeira, podemos citar:

  • Má oclusão dental: dentes tortos, encavalados, mordida cruzada e pouco espaço na boca;
  • Mal desenvolvimento do maxilar inferior;
  • Cáries;
  • Entre outros.

Já a amamentação vem no sentido contrário. Como já citamos, ela ajuda em todos os fatores em que a mamadeira atrapalha. Sem contar que é uma forma mais barata e sustentável de alimentar seu pequeno!

Agora que você já sabe que a amamentação e saúde bucal andam juntas, que tal marcar uma consulta com um odontopediatra?

É recomendado que toda mulher grávida consulte o profissional para se preparar para os cuidados bucais do bebê e da amamentação.

A amamentação pode ser um momento só seu com seu filho. Não deixe a oportunidade passar, amamente!

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.