PACIENTES

Cárie de mamadeira prejudica a saúde dos bebês

Cárie de mamadeira prejudica a saúde dos bebês

Conheça os perigos deste tipo de doença bucal

O seu filho costuma dormir com a mamadeira na boca e isso impede que você realize a higiene bucal dele? Cuidado, isso pode causar cárie de mamadeira.

Ou seja, aquela velha história de que não devemos dormir sem escovar os dentes vale para os bebês também. Logo, é bom ficar ficar atento para que seu pequeno não desenvolva a comum, porém temida cárie de mamadeira.

A cárie de mamadeira ou cárie do bebê é uma doença que atinge principalmente os bebês e está relacionada à ingestão de líquidos açucarados na mamadeira  durante a noite ou antes da criança adormecer.

Ela ocorre pois, uma vez que não seja realizada a higiene bucal, o leite fica estagnado na boca. Simultaneamente a isso, durante o sono, a salivação da criança diminui.

Esses dois processos, agindo juntos, atuam como catalisadores para o surgimento de cáries no dente dos bebês.

As cáries, além de aparecerem mais facilmente, também se desenvolvem com muito mais agilidade. Assim, existe a possibilidade do surgimento de grandes danos  nos dentes de seu filho.

Como prevenir a cárie de mamadeira

O passo principal para a prevenção da cárie infantil é, se possível, não oferecer mamadeira para os filhos antes de dormir ou durante a madrugada.

Trata-se de uma questão de costume, pois uma vez que que a criança está acostumada a utilizar a mamadeira frequentemente, fica muito difícil tirar esse hábito dela.

É importante que os pais se conscientizem que a noite é o momento de descanso da criança, ou seja, ela não precisa mamar.

Outro costume bastante comum mas que deve ser evitado é que muitos pais adoçam o bico da chupeta com mel ou açúcar para tranquilizar as crianças.

Por fim, é fundamental que os pais realizem a correta higiene bucal das crianças após cada mamada, sem exceções.

Principais sintomas da cárie de mamadeira

A cárie de mamadeira age de forma bastante veloz. Ela destrói o esmalte dentário, proporcionando o surgimento de manchas brancas por toda extensão da região afetada.

Quando não tratada, ela evolui para lesões mais aparentes e doloridas. Normalmente as manchas brancas tomam uma tonalidade mais escura e surgem cavidades bem visíveis nos dentes.

É importante cuidar desse tipo de cárie, pois apesar de se manifestarem em dentes de leite, elas também podem afetar os dentes permanentes, fazendo com que eles nasçam tortos.

Tratamento da cárie infantil

O tratamento a ser realizado depende de cada situação específica e ser avaliada pelo dentista, podendo ser uma restaurações com materiais próprios para dentes de leite, tratamentos endodônticos (de canal) com remoção do nervo do dente ou a extração do dente.

O tratamento pode ou não ser doloroso, dependendo da profundidade da cárie, portanto pode-se utilizar um anestésico local.

Também existe a possibilidade de fazer uma sedação na criança. Tudo dependerá da análise do especialista.

Agora você já conhece os tipos de cárie infantil e a cárie de mamadeira. É bom tomar todos os cuidados necessários para que seu filho tenha uma saúde bucal impecável.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também