Esplintagem é indicada para casos de mobilidade dentária

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é feita a técnica de esplintagem na área da Odontologia

Se você já sentiu os seus dentes se movendo em variadas direções e sentidos, é melhor ficar atento. Isso porque você pode estar com mobilidade dentária. Para não causar prejuízos mais sérios a sua saúde bucal, você pode passar por tratamentos específicos que revertem o seu quadro clínico. Um exemplo de tratamento é a esplintagem.

Ela é indicada pelos profissionais da área pelas suas vantagens funcionais e estéticas. Por isso, a esplintagem surge como uma alternativa.

Esplintagem é uma técnica de fixação dos dentes com auxilia de resina odontológica. É indicado para casos de mobilidade dentinária excessiva.

Neste artigos iremos tirar todas as suas dúvidas sobre a esplintagem. Vamos começar?

Conhecendo Mais Sobre a Mobilidade Dentária

A mobilidade dental acontece quando o dente de uma pessoa consegue se deslocar em várias posições e sentidos.

O dente com mobilidade pode ser causado por algum acidente, trauma, pulpite, perda óssea e problema bucais.

Além disso, a mobilidade do dente pode ser causada por problemas com a próteses, restaurações mal adaptadas e por problemas durante algum tratamento odontológico.

Existem casos em que a mobilidade pode ser normal, como na fase dos dentes de leite, quando eles devem cair naturalmente. Mas é preciso sempre checar com o odontopediatra se os dentes moles estão normais.

Na dentição permanente já é mais difícil a mobilidade dentária. Por isso, é preciso ficar atento aos dentes moles.

Eles podem enganar as pessoas que acham ser apenas por um movimento fisiológico. Ou seja, apenas um movimento natural dos dentes.

Assim, é importante fazer a visita a um dentista para a realização de exames clínicos e exames radiográficos para o diagnóstico preciso.

Sem uma consulta com o profissional de confiança, o paciente sofrer com consequências futuras graves. Entre os principais prejuízos dos dentes moles, encontramos:

  • Perda do dente;
  • Doenças periodontais: gengivite, periodontite e periodontite avançada;
  • Falta de articulação na mastigação; e
  • Deslocamento do dente.

Como é  Feita a Esplintagem?

Para evitar problemas mais graves, é preciso que o paciente passe por um tratamento. Assim, muitos cirurgiões-dentistas indicam a técnica da esplintagem. Mas como ela é feita?

Bom, o método é rápido e considerado simples. Como já vimos, ela serve como tratamento para os dentes com mobilidade excessiva.

Por isso, os dentistas fixam os dentes uns nos outros. Isso é concretizado com a colocação de fibras de resina. Ou seja, cada dente fica interligado por meio das fibras de resina.

Esse método cria um equilíbrio no movimento dos dentes, o que impede a mobilidade dentária. Alguns dentistas colocam as fibras na parte da frente dos dentes. No entanto, outros colocam na parte de trás.

Essa é uma escolha feita em conjunto com o paciente. Desse modo, todo o quadro clínico é analisado antes da tomada de decisão.

Importante: normalmente, esse procedimento é feito em dentes permanentes. Mas há casos da esplintagem de dentes decíduos.

Vantagens do Procedimento

Além do procedimento ser rápido e simples, encontramos outras vantagens. Por exemplo, o método promove a estabilidade da movimentação dos dentes.

Além disso, quando as fibras são colocadas na parte de trás dos dentes, a estética dental é preservada.

Inclusive, ela é garantida no futuro. Isso porque a mobilidade não interferirá no posicionamento inadequado dos dentes.

Portanto, a esplintagem garante sorrisos harmoniosos e bonitos no futuro.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

One Reply to “Esplintagem é indicada para casos de mobilidade dentária”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.