Mobilidade dental: principais causas e tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Fique atento para a mobilidade dental

Você já sentiu seus dentes moles em algum momento? Se a resposta for sim, tome cuidado. Isso pode ser um indicador de mobilidade dental. A pessoa que sofre com essa condição, além da perda estética e harmonização do sorriso, ainda experimenta a perda funcional do dente e outros elementos da cavidade bucal.

Muitas pessoas ignoram os sintomas da mobilidade dental, porém é extremamente necessário considerar as alterações que acontecem na boca. Elas podem significar uma falta de investimento na saúde bucal e um alerta para doenças mais graves. Mas, afinal, o que é a mobilidade dental?

A mobilidade dental é quando o dente de uma pessoa consegue se deslocar em várias posições e sentidos. Ela pode ser causada por algum acidente, trauma, pulpite, próteses e restaurações mal adaptadas, doenças, perda óssea e também pelo tratamento odontológico.

A mobilidade dental pode ser normal na fase dos dentes de leite, quando eles devem cair naturalmente. Mas, na dentição permanente, é preciso ficar atento aos dentes moles.

Eles podem enganar as pessoas que acham ser apenas por um movimento fisiológico, um movimento natural dos dentes. É importante a visita a um dentista para a realização de exames clínicos e exames radiográficos para o diagnóstico preciso.

Consequências da mobilidade dental

Quando falamos de mobilidade dental, é preciso que as pessoas saibam o que os dentes moles podem causar.

Sem uma consulta odontológica com o dentista de confiança, o paciente pode ter consequências graves. Entre os principais efeitos dos dentes moles, encontramos:

  • Perda do dente;
  • Doenças periodontais: gengivite, periodontite e periodontite avançada;
  • Falta de articulação na mastigação; e
  • Deslocamento do dente;

Tratamentos Indicados

A mobilidade dental, quando diagnosticada o mais cedo, tem tratamentos reversíveis. Dessa forma, é importante que o paciente faça visitas regulares ao consultório do dentista.

Isso porque o profissional consegue realizar exames específicos que podem prevenir doenças mais graves.

A mobilidade dental pode indicar a evolução de diversas alterações na cavidade bucal, e cada tratamento será diferente. No caso de mobilidade por trauma, a cura é natural e espontânea.

Mas é necessário ficar atento para casos mais graves, quando há necessidade de fixar o dente.

Se a mobilidade dental for por periodontite, o dentista alertará para uma raspagem da placa bacteriana que enfraquece os dentes.

Mobilidade por má posição dentária pode ser solucionada por ajustes e alterações na distribuição das forças mastigatórias entre os dentes.

No caso de mobilidade por restauração ou prótese dentária, o procedimento é mais simples. O paciente deve ir até o dentista para que ele ajuste ou troque as peças utilizadas. Mobilidade por pulpite pode ser curada com o tratamento de canal.

Para combater a mobilidade dental antes dela evoluir, é necessário um cuidado especial e atenção à saúde bucal. Escovar os dentes e a passar o fio dental de forma regrada e depois de todas as refeições é imprescindível. É aconselhável também a manutenção da higiene bucal depois do despertar e antes de dormir. Enxaguantes bucais também fazem toda a diferença na hora de manter a saúde bucal em dia.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.