O formato do espelho ajuda a visualizar a boca de um paciente
Ao longo do tempo, diversas ferramentas foram criadas para facilitar e otimizar o trabalho dos dentistas. O espelho de dentista é uma delas.
Você sabia que o espelho de dentista é uma das ferramentas mais utilizadas durante um atendimento e pode ter em diferentes tamanhos?
O espelho odontológico auxilia o profissional a visualizar de maneira completa e integral a boca do paciente. Isso proporciona a identificação e reconhecimento de possíveis problemas dentais.
É através do espelho odontológico que um cirurgião-dentista pode, por exemplo, descobrir a existência de uma cárie nos dentes localizados ao fundo da arcada dentária.
Formato do espelho de dentista
A ferramenta conta com uma cabeça circular e plana, onde fica localizado o espelho, e um cabo. Além disso, seus tamanhos são divididos por números.
Os espelhos bucais de tamanho 4 e 5 os mais utilizados em procedimentos e atendimentos odontológicos.
Em geral, os equipamentos de números menores ganham utilidade em atendimentos à crianças muito pequenas ou trabalhos com isolamentos absoluto.
A técnica do isolamento absoluto é utilizada para conseguir a mais alta qualidade dos aparelhos de restauração dentária, evitando o contato entre a umidade da boca e os tecidos moles do paciente.
Funções do espelho de dentista
Seu formato plano ou côncavo serve para aumentar a imagem refletida, possibilitando que o profissional tenha uma visão ainda mais ampla da boca do paciente.
Desse modo, fornecer a visão indireta é a principal função do espelho do dentista. Ela se faz necessária nas partes da boca difíceis ou impossíveis de enxergar.
Um exemplo delas é a superfície lingual dos dentes incisivos. Além disso, algumas áreas da boca, apesar de serem visíveis, não contam com iluminação suficiente para serem analisadas.
Assim, o espelho bucal é utilizado como uma maneira de refletir a luz sobre essas regiões da boca. Isto se torna mais útil ainda se o espelho é simultaneamente utilizado para a visão indireta área obscurecida.
Fora isso, a ferramenta também é utilizada para retrair tecidos moles, como a língua ou bochechas, possibilitando assim uma melhor visualização do dente.
A falta de um espelho de dentista em um consultório odontológico traria grandes complicações para o profissional ao realizar o atendimento.
Isso porque a ferramenta possibilita uma forma mais confortável para o profissional posicionar seu corpo.
Desse modo, uma postura desconfortável, se adotada diariamente, pode provocar problemas crônicos na coluna vertebral.
Outras ferramentas do consultório odontológico
- A pinça clínica serve para pinçar materiais, e, assim, levar até a boca do paciente;
- Sonda exploradora atua na identificação de cáries ou alterações dentária;
- O escavador é próprio para escavar material cariado e realizar a avaliação do grau do dano provocado;
- O Hollemback é útil na inserção de materiais pastosos na cavidade dentária;
- A seringa pela qual é aplicado o anestésico no paciente recebe o nome de carpule;
- Cubas metálicas são feitas em aço inox e podem estar em diferentes tamanhos. Elas são utilizadas para a colocação de materiais, como álcool iodado e solução fisiológica;
- Bandejas metálicas, também feitas em aço inox, servem para a colocação dos instrumentos necessários para o atendimento;
- O fórceps é útil para extração de dentes de leite ou permanentes;
- As brocas odontológicas também atuam na remoção de cáries e na preparação de cavidades dentais para receber restaurações;
Todas essas ferramentas, juntas ao espelho de dentista, se mostram essenciais para o bom atendimento odontológico. Contudo, é essencial lembrar que elas devem estar devidamente limpas e higienizadas.