Escova de dente de bambu é uma alternativa sustentável

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A escova de dente de bambu funciona como uma alternativa mais consciente, evitando o uso desenfreado do plástico

A busca por acessórios e utensílios ecológicos vem crescendo. Logo, a odontologia não iria ficar fora dessa! A escova de dente de bambu é a mais nova moda entre os pacientes que desejam ser sustentáveis.

A escova de dente de bambu tem o mesmo objetivo que a escova convencional. No entanto, ela funciona como uma alternativa ecológica que não faz uso do plástico. Assim, quando descartada, não demora 450 anos para se decompor como as tradicionais.

A escova de dente de bambu é quase 100% biodegradável e não polui o planeta. Seu cabo é feito de bambu natural e suas cerdas são de materiais antibacterianos e antifúngicos, como óleo de mamona e nylon.

Caso a escova de dente ecológica seja jogada fora, o tempo de decomposição é de apenas 30 anos, muito inferior quando comparado ao plástico.

A escolha do bambu

Você pode estar se perguntando: “Mas utilizar bambu também não é uma forma de agredir o meio ambiente, já que é usado um produto natural?”

Não! Pode ficar tranquilo. O bambu foi escolhido porque é uma matéria-prima que tem crescimento muito rápido. Então, não há desmatamento.

Em um dia, ele pode ter crescimento de até 1 metro. E logo depois de ser cortado, ele regenera-se. Se bem cuidado, pode viver cerca de 100 anos.

Vida útil da escova de bambu

O tempo de vida útil da escova de bambu é semelhante ao da escova tradicional. Isso depende do modo que ela é armazenada e usada.

Por isso, é importante guardá-la dentro do gabinete do banheiro, longe de bactérias e de insetos. Após a escovação, é preciso lavá-la bem e retirar a água que ficou retida, mas sem enxugá-la, apenas batendo no canto da pia.

Os dentistas recomendam que a troca deve ser feita a cada 3 meses ou quando as cerdas estiverem esgarçadas. Além disso, é fundamental trocá-la após uma gripe, um resfriado ou uma infecção na boca.

Mesmo tendo propriedades que não deixam que bactérias se acumulem nas cerdas, pode ser que algumas fiquem para trás mesmo após o ciclo.

Preço da escova de bambu

O preço da escova de dente de bambu fica, em média, entre R$ 12 e R$ 18, dependendo da marca, do local onde é vendido e do modelo.

Sobre o desenvolvimento da escova

A escova de bambu foi pensada por um dentista australiano, da cidade de Brisbane.

Ele a desenvolveu como uma opção menos agressiva ao meio ambiente, argumentando que mais de 30 milhões de escovas de dente são descartadas no país ao ano.

A ideia tomou tamanha proporção que hoje essa escova ecológica é fabricada no mundo todo e por diversas marcas odontológicas diferentes.

Como fazer uma escovação correta com a escove de bambu?

Confira o passo a passo de como fazer uma escovação adequada:

  • Comece escovando a superfície vestibular do dente, ou seja, as partes voltadas para a bochecha. Primeiro, escove os superiores. Depois, os inferiores;
  • Faça movimentos circulares, abrangendo poucos dentes por vez;
  • Repita o mesmo processo nas superfícies internas dos dentes;
  • Escove a superfície de mastigação fazendo movimentos de vai e vem;
  • Por fim, escove a língua de dentro para fora.

Agora que você entendeu a importância da escova de dente de bambu para o meio ambiente, o que acha de dar preferência para ela da próxima vez que for trocar de escova?

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.