Eminectomia é uma técnica cirúrgica com resultados eficientes

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Auxiliando nos processos em cirurgias de travamento e deslocamento de mandíbula, apresenta ótimos resultados

Quando falamos em luxação da articulação temporomandibular, é comum relacionarmos com a eminectomia – o procedimento que facilita o tratamento deste tipo de alteração.

Por meio do uso de instrumentos rotatórios associados ou não a escolpos, a eminectomia é bastante utilizada hoje em dia e possui resultados satisfatórios e eficácia comprovada.

Eminectomia é uma das modalidades cirúrgicas para tratamento da luxação da ATM, que consiste na remoção da eminência articular.

O Que é a Luxação da ATM?

Essa luxação ocorre quando o côndilo mandibular se desloca para fora da fossa mandibular e não consegue retornar. É comum que pacientes com essa patologia apresentem algumas manifestações clínicas.

Desse modo, as mais frequentes no caso são:

  • Dificuldade de fechar a boca;
  • Depressão pré-auricular;
  • Sialorréia;
  • Tensão dos músculos da mastigação;
  • Dor severa na região articular;
  • Aumento significativo da salivação;

A luxação temporomandibular pode ocorrer isoladamente ou em episódios repetitivos. Por isso, é chamada pelos nomes de luxação espontânea ou recorrente.

Em seu diagnóstico, o dentista se atenta à posição em que a mandíbula está, verifica se há estalos durante a abertura e fechamento da boca, dores na região.

Por meio de uma radiografia, confirma então o diagnóstico clínico.

Eminectomia Bilateral

Essa técnica apresenta maior eficácia na resolução de casos de deslocamentos crônicos e em casos que ocorrem recorrentemente. Por isso, é a mais utilizada atualmente.

Dessa forma, na maioria dos casos, após o tratamento os pacientes pacientes não apresentam outros episódios de luxação, uma vez que esse método alcança uma amplitude de abertura bucal satisfatória.

Além disso, a eminectomia bilateral preserva os movimentos mandibulares e dispensa o uso de material autógeno, placas ou substâncias esclerosantes.

Portanto, prova ser uma técnica eficaz nesses casos de deslocamentos crônicos e recorrentes.

Eminectomia no Tratamento da Luxação na ATM

O tratamento divide-se em, transitório, que é constituído por auto-redução e manobras de redução da luxação. E tratamento definitivo, que está dividido em tratamento conservador ou cirúrgico.

Existem diversos métodos conservadores que resultam apenas no alívio temporário dos sintomas e ainda nos primeiros episódios de crises agudas.

Os tratamentos cirúrgicos, porém, apresentam melhores resultados nas situações recorrentes. São tratamentos mais efetivos e definitivos, caso da eminectomia bilateral.

Prevenção da Luxação na Articulação Temporomandibular

Embora envolva tratamentos efetivos e de bons resultados, evitar a necessidade de processos cirúrgicos é sempre a melhor opção, certo?

Por isso, algumas medidas podem ser tomadas a fim de prevenir quaisquer descuidos que causem luxações, deslocamentos ou uma mandíbula travada.

É comum que alguns dentistas recomendem o uso de uma pequena placa ao longo do dia ou apenas durante à noite, na hora de dormir. Isso porém irá depender de cada caso.

Essa plaquinha ajuda a mandíbula se articular de uma forma que não seja prejudicial.

Embora não sejam o caminho mais eficiente, os tratamentos cirúrgicos conservadores ajudam na prevenção da reincidência do problema.

Dessa forma, algumas pessoas ficam com a mandíbula fechada por meio de fios durante certo período, possibilitando que os ligamentos fiquem mais apertados e não permitam o movimento.

Em certos casos a cirurgia pode ser necessária, e é aí que os tratamentos por meio da eminectomia entram. Ocorre uma modificação no côndilo da mandíbula, fazendo com que não fique fora do local correto.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.