Sentiu um estalo na mandíbula? Entenda o que isso significa

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O estalo pode ou não vir acompanhado de dor, mas é um sinal importante

Você estava mascando chiclete e sentiu um estalo na mandíbula? Ou estava apenas conversando quando o barulho e a sensação te assustaram? Logo em seguida sentiu uma dor ou incômodo?

A boa notícia é que os estalos são comuns. A má notícia é que o estalo na mandíbula é um sinal da DTM, um distúrbio na articulação temporomandibular. A doença já atinge 2 milhões de pessoas por ano no Brasil, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein.

O estalo na mandíbula é sentido na ATM ou articulação temporomandibular. Ela fica próxima aos ouvidos e você pode sentir sua movimentação ao abrir e fechar a boca.

Os estalos, muitas vezes, só são ouvidos pelo próprio paciente. Ele pode ser seguido de dor ou desconforto na região.

O estalo pode ser normal?

Os estalos nessa região não são fáceis de acontecer como nos dedos. Por isso, quando ocorrem, são resultado de algum fator.

Caso o estalo tenha acontecido apenas uma vez, tente pensar no que causou o estalo. Depois, observe se ele irá se repetir. Se houver outro estalo, pelo mesmo motivo ou não, vale a pena consultar um odontologista.

Que outros sintomas são importantes em caso de estalo?

Tem dúvidas se está com DTM ou outro problema? Então fique atento aos outros sinais que costumam vir junto aos estalos e também são indicativos de problemas.

O estalo pode vir sem dor na hora, mas acompanhado de um ou mais sintomas. Se você senti-los, procure um profissional mesmo sem a repetição do estalo na mandíbula.

Esses sintomas podem ter se iniciado até mesmo antes do estalo acontecer. Os mais comuns são:

  • Dores de cabeça;
  • Dores nos músculos da face;
  • Dor de ouvido;
  • Dificuldades para abrir a boca;
  • Dor na própria ATM (articulação da mandíbula).

O que faz a mandíbula estalar?

Algumas atividades podem levar ao desgaste da articulação (ATM). Você deve evitá-los antes ou depois de começar os estalos.

Imagine que a ATM é uma articulação como qualquer outra e, se não for cuidada, apresentará problemas. Esforços repetitivos desnecessários, posições erradas, entre outras questões são prejudiciais a sua saúde.

Reunimos aqui uma lista de hábitos ruins que podem levar aos estalos na mandíbula:

  • Mascar chicletes frequentemente;
  • Apoiar a mandíbula nas mãos;
  • Ficar apertando os dentes (como no bruxismo);
  • Abrir excessivamente a boca com frequência;
  • Dormir com o rosto apoiado nas mãos;
  • Pressionar a mandíbula em uma posição não natural;
  • Má postura;
  • Não “esvaziar” o corpo do estresse (o que leva a tensão dos músculos).

O estalo vem acompanhado da mandíbula travando?

O estalo na mandíbula costuma ser um sinal anterior. Ou seja, se você procurar um profissional logo ao perceber os estalos, pode evitar que sua mandíbula trave. Esse problema é um dos sinais mais avançados da DTM.

Qual o melhor profissional para consultar?

Se você sentiu o estalo na mandíbula mais de uma vez ou com outros sintomas, é hora de procurar um especialista. Há diversos odontologistas especializados em DTM por todo o país.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.