Ruídos articulares indicam alterações na mandíbula

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o que os ruídos articulares podem indicar sobre a sua saúde

Já sentiu algum estalo na mandíbula enquanto comia ou falava? Pois é, é importante ficar atento a esses detalhes que parecem inofensivos, mas indicam alterações na articulação temporomandibular (ATM). Assim, preste atenção aos ruídos articulares.

A ATM é articulação que liga a mandíbula ao crânio. Ela é responsável por toda a movimentação do maxilar inferior. Esse é um dos deslocamentos mais complexos do corpo humano. Por isso, os ruídos articulares devem ser monitorados.

Os ruídos articulares são um tipo de estalo das articulações da mandíbula. Muitas vezes, eles são ouvidos apenas pelo próprio paciente e podem vir acompanhados por dor ou desconforto na região afetada.

Os rangidos – como também são conhecidos – podem ser um sinal de distúrbios articulares.

Causa dos ruídos articulares

Listamos aqui, algumas das principais causas dos rangidos no maxilar. Elas podem estar relacionadas à alguma patologia ou simplesmente à hábitos ruim para nossa saúde. São elas:

  • DTM;
  • Mascar chicletes;
  • Estar frequentemente apoiando as mãos na mandíbula;
  • Bruxismo;
  • Má postura;
  • Pressionar a mandíbula;
  • Dormir com as mãos apoiadas na boca; e
  • Estresse.

O que indicam os ruídos articulares?

Os estalos são comuns. No entanto, como já vimos, eles indicam problemas na ATM.

Quando temos uma alteração na articulação temporomandibular, chamamos essa mudança de DTM ou disfunção temporomandibular. Ela é uma doença crônica, mas tratável.

Ela pode impedir movimentos mastigatórios e fonéticos. Por isso é importante fazer o tratamento cedo.

Diagnóstico para os ruídos

O profissional consegue um diagnóstico de DTM certeiro a partir do histórico médico e dentário completo do paciente. Além disso, o especialista pode requisitar exames clínicos e radiográficos.

Os dentistas mais recomendados para diagnosticar a DTM são os profissionais especializados na área buco-maxilar e crânio-maxilo-facial.

Além dos estalos, o dentista irá avaliar se você sentiu os seguintes sintomas: dor de cabeça, dor nos músculos da face, dificuldade na hora de abrir a boca e dor de ouvido. Esses são alguns dos indícios de ATM e DTM.

O estalo pode travar a mandíbula?

Sim, se você não tratar a crepitação articular da mandíbula a tempo. Como os ruídos articulares são os primeiros sinais de distúrbios na ATM, se você for ao dentista cedo não corre o risco da sua mandíbula travar.

Tratamento para os ruídos

Para acabar com os rangidos, você precisa acabar com a causa mais comum dele: a DTM. Por isso, uma das indicações é a aplicação de bolsas de água quente onde o paciente sente dores.

O uso de relaxante muscular, aspirina, anti-inflamatório e analgésicos também podem ser recomendados após diagnósticos médicos.

Aparelhos de mordida também podem reduzir os efeitos prejudiciais do rangimento.

É importante que o paciente aprenda sobre exercícios de relaxamento e controle da tensão muscular na mandíbula. Assim, o profissional pode pedir que o paciente procure aconselhamento para evitar o estresse.

Em casos mais extremos, em que a mandíbula já começa a travar constantemente, a cirurgia é recomendada. A cirurgia é feita na articulação para recompor partes afetadas da mandíbula.

A DTM incomoda. Por isso, é importante estar atento aos sintomas, como os ruídos articulares, e ir ao dentista regularmente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.