PACIENTES

Elástico em cadeia é usado como tracionador de dentes

Elástico em cadeia é usado como tracionador de dentes

O elástico em cadeia possibilita a correção mais rápida dos dentes que sofrem com disfunções ortodônticas

A ortodontia é a área responsável pela correção das posições dos dentes. A intervenção ortodôntica que mais conhecemos é o aparelho fixo, que podem ter sua ação potencializada com o uso do elástico em cadeia.

elástico em cadeia tem um formato peculiar e dá a impressão de que os dentes estão amarrados uns aos outros.

O elástico em cadeia é altamente usado quando é preciso gerar tracionamento dos dentes, como fechar pequenos espaços entre eles ou causar pequenas movimentações de uma estrutura dentária.

Para diastemas, por exemplo, que é aquela pequena cavidade interdental, o elástico corrente é muito útil.

Há casos em que pessoas querem colocá-los por conta da estética, já que são coloridos e chamativos. No entanto, isso não é recomendado, pois podem causar modificações na arcada dentária, prejudicando a saúde bucal.

O acúmulo de resíduos durante esse tratamento é maior. Por isso, é importante realizar uma higienização bucal minuciosa, a fim de evitar a aglomeração de placa dentária.

Como dissemos, esses elásticos ortodônticos efetuam uma grande força nos dentes. Então, é comum que os pacientes relatem um incômodo na hora de mastigar algum alimento. Os dentes ficam doloridos.

O Aparelho Fixo Ortodôntico

A borrachinha do aparelho é diferente de elástico em cadeia

O aparelho ortodôntico fixo funciona movimentando os dentes a partir da aplicação de uma força leve. que tende a variar de acordo com a gravidade de cada caso.

Ele é composto por braquetes, aqueles ferrinhos grudados no dente, arco, o fio metálico que passa pelos braquetes, e ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas, que servem para fixar o arco no interior dos braquetes.

E, além disso, momentaneamente é requerido o uso dos elásticos.

É importante ressaltar que a borrachinha do aparelho e o elástico corrente são propriedades diferentes.

A função do aparelho é alinhar e nivelar os dentes. Quando eles estão atingindo a posição ideal, o dentista troca os fios leves por fios mais pesados, que são de aço, quadrados ou retangulares, sendo mais grossos que os inicias.

Fora isso, nesse instante também é colocado os elásticos presos aos braquetes para estabilizar ainda mais a arcada dentária.

Higiene bucal e o Elástico em Cadeia

Veja como limpar o aparelho mesmo com o elástico ortodôntico

Há alguns instrumentos que ajudam na limpeza dos dentes de quem faz uso do aparelho fixo.

  • Escova interdental – a escova interdental é um tipo de escova que auxilia a limpeza entre os dentes ou dos braquetes do aparelho.  Ela é feita para deslizar facilmente nessas cavidades. Essa escova possui uma haste, onde o paciente segura e manuseia com mais destreza o utensílio. Seu funcionamento é similar ao do fio dental. A interdental não é atrapalhada nem com a utilização do elástico ortodôntico.
  • Escova ortodôntica – escova ortodôntica tem um formato diferente das tradicionais. Ela tem uma canaleta central adaptada que auxilia na higiene. O formato em V das cerdas possibilita uma maior limpeza das laterias dos dentes e do aparelho. Sua forma é adaptada aos braquetes.
  • Fio dental com haste – o fio dental com haste é uma ferramenta que se parece com uma forquilha, que em suas duas extremidades têm um fio preso. Seu intuito é limpar o meio do dente, o qual está fora de alcance da escova de dente. Portanto, ele é importante para garantir uma higiene bucal completa.
  • Fio dental convencional – o fio dental também é um ótimo agente para limpar os dentes, mesmo de quem utiliza aparelho. Entretanto, é preciso de um cuidado maior porque os ferrinhos do aparelho acabam dificultando.

Existe ainda um aparato que pode ajudar bastante, que se chama passador de fio para aparelho. É uma ferramenta em formato de agulha. Ela pega as pontas do fio dental, e, assim, é mais fácil de usá-lo, mesmo se estiver com o elástico em cadeia.

ACESSO RÁPIDO
    Valdir de Oliveira
    Valdir de Oliveira é cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Possui especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Também é professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilofacial e Harmonização Orofacial e voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil). Com o registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 52860, Valdir integra a equipe odontológica do Instituto Bernal e Oliveira, que está localizado na Avenida dos Imarés, 572A - Indianópolis, São Paulo - SP.

    Leia também