Edward Angle deixou um legado na área da ortodontia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda um pouco mais sobre os conceitos deixados por esse gênio da odontologia

Você já ouviu falar sobre Edward Angle? Se você é formado em odontologia, provavelmente sabe de quem estamos falando. Afinal, trata-se de uma figura importantíssima para a área.

Ele contribuiu de forma bastante impactante na melhora da saúde pública. Assim, podemos dizer que a odontologia não seria a mesma se Edward Angle não tivesse existido.

Edward Angle foi um famoso cirurgião-dentista que viveu entre os séculos dezenove e vinte, nos Estados Unidos. Ele é mundialmente conhecido como “Pai da Ortodontia”.

Um pouco mais sobre a ortodontia

A ortodontia é a área responsável pela correção das posições dos dentes e dos ossos maxilares. Também cuida do desenvolvimento da arcada dentária.

Ou seja, o ortodontista verifica qualquer alteração e má formação nessa parte específica da boca do paciente.

Por meio dessa vertente odontológica, o profissional melhora na saúde bucal do paciente, com uma aparência mais delicada e com os dentes em perfeito estado de conservação.

Além disso, ao melhorar a oclusão dentária, também permite que o paciente realize com perfeição atividades como mastigação, respiração, deglutição e até mesmo a fala.

História de Edward Angle

Natural de Herrick, Bradfour Country, na Pensilvânia, o famoso dentista optou por estudar no Pennsylvania College of Dental Surgery, onde completou o curso em 1897, se tornando doutor em medicina.

Antes disso, entre os anos de 1887 e 1982, o rapaz havia trabalhado como professor de ortodontia na universidade de Minnesota. Em seguida, migrou para a Universidade Northwestern e, mais adiante, foi para a Marion Sims College of Medicine.

O intelectual ainda fundou, em 1900, a Escola Angle de Ortodontia. Com Angle a especialidade recebeu um novo impulso.

Ele classificou várias deformidades ósseas e dentais, inventou novos dispositivos para o tratamento e desenvolveu várias técnicas cirúrgicas.

O dentista ainda padronizou diversos métodos, descritos em uma série de livros e artigos, utilizados em aulas de universidades muito conceituadas.

Edward também elaborou uma detalhada classificação para avaliar a oclusão dentária do paciente. Vamos conhecer um pouco mais sobre a classificação de Angle.

Classificação de Angle

A classificação de Angle é um método para avaliar a oclusão dentária do paciente. Assim, quando ele apresenta uma má oclusão, os profissionais utilizam o sistema para definir qual a gravidade e o tipo da oclusão.

A classificação é dividida em:

  1. Classe 1 – também chamada de neutroclusão, considerada uma mordida norma;
  2. Classe 2 – na classe 2, geralmente, os pacientes apresentam casos de retrognatismo;
  3. Classe 3 – é também chamada de mesioclusão. Aqui, a arcada inferior fica a frente da superior.

Tratamentos Ortodônticos

Entre os principais tratamentos ortodônticos, podemos citar procedimentos com aparelhos fixos ou móveis. Estes instrumentos ajudam ao paciente ter dentes e ossos maxilares com uma melhor formação.

Para isso, os aparelhos exercem pressão nos elementos dentários da cavidade bucal. O tipo de tratamento varia de acordo com a gravidade do problema enfrentado pelo paciente e no acordo entre ortodontista e paciente.

Entretanto, uma coisa é certa: todos os tratamentos ortodônticos e procedimentos relacionados à oclusão dentária foram extremamente beneficiados pelos conceitos desse gênio chamado Edward Angle.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!