Entenda um pouco mais sobre os conceitos deixados por esse gênio da odontologia
Você já ouviu falar sobre Edward Angle? Se você é formado em odontologia, provavelmente sabe de quem estamos falando. Afinal, trata-se de uma figura importantíssima para a área.
Ele contribuiu de forma bastante impactante na melhora da saúde pública. Assim, podemos dizer que a odontologia não seria a mesma se Edward Angle não tivesse existido.
Edward Angle foi um famoso cirurgião-dentista que viveu entre os séculos dezenove e vinte, nos Estados Unidos. Ele é mundialmente conhecido como “Pai da Ortodontia”.
Um pouco mais sobre a ortodontia
A ortodontia é a área responsável pela correção das posições dos dentes e dos ossos maxilares. Também cuida do desenvolvimento da arcada dentária.
Ou seja, o ortodontista verifica qualquer alteração e má formação nessa parte específica da boca do paciente.
Por meio dessa vertente odontológica, o profissional melhora na saúde bucal do paciente, com uma aparência mais delicada e com os dentes em perfeito estado de conservação.
Além disso, ao melhorar a oclusão dentária, também permite que o paciente realize com perfeição atividades como mastigação, respiração, deglutição e até mesmo a fala.
História de Edward Angle
Natural de Herrick, Bradfour Country, na Pensilvânia, o famoso dentista optou por estudar no Pennsylvania College of Dental Surgery, onde completou o curso em 1897, se tornando doutor em medicina.
Antes disso, entre os anos de 1887 e 1982, o rapaz havia trabalhado como professor de ortodontia na universidade de Minnesota. Em seguida, migrou para a Universidade Northwestern e, mais adiante, foi para a Marion Sims College of Medicine.
O intelectual ainda fundou, em 1900, a Escola Angle de Ortodontia. Com Angle a especialidade recebeu um novo impulso.
Ele classificou várias deformidades ósseas e dentais, inventou novos dispositivos para o tratamento e desenvolveu várias técnicas cirúrgicas.
O dentista ainda padronizou diversos métodos, descritos em uma série de livros e artigos, utilizados em aulas de universidades muito conceituadas.
Edward também elaborou uma detalhada classificação para avaliar a oclusão dentária do paciente. Vamos conhecer um pouco mais sobre a classificação de Angle.
Classificação de Angle
A classificação de Angle é um método para avaliar a oclusão dentária do paciente. Assim, quando ele apresenta uma má oclusão, os profissionais utilizam o sistema para definir qual a gravidade e o tipo da oclusão.
A classificação é dividida em:
- Classe 1 – também chamada de neutroclusão, considerada uma mordida norma;
- Classe 2 – na classe 2, geralmente, os pacientes apresentam casos de retrognatismo;
- Classe 3 – é também chamada de mesioclusão. Aqui, a arcada inferior fica a frente da superior.
Tratamentos Ortodônticos
Entre os principais tratamentos ortodônticos, podemos citar procedimentos com aparelhos fixos ou móveis. Estes instrumentos ajudam ao paciente ter dentes e ossos maxilares com uma melhor formação.
Para isso, os aparelhos exercem pressão nos elementos dentários da cavidade bucal. O tipo de tratamento varia de acordo com a gravidade do problema enfrentado pelo paciente e no acordo entre ortodontista e paciente.
Entretanto, uma coisa é certa: todos os tratamentos ortodônticos e procedimentos relacionados à oclusão dentária foram extremamente beneficiados pelos conceitos desse gênio chamado Edward Angle.