Considerada uma das mais eficientes, é de extrema simplicidade de aplicação em qualquer processo
Existem diversos tipos de medição da odontologia para que a realização dos procedimentos seja perfeita. Já falamos aqui sobre a dureza brinell e outros. E neste artigo vamos destacar a dureza Rockwell.
Basicamente, a dureza Rockwell faz parte de um importante grupo de durezas. Ela é uma das mais utilizadas nos dias atuais e atua em relação aos instrumentos usados pelos cirurgiões-dentistas.
Dureza Rocwell é ainda um dos métodos mais simples e não requer habilidades especiais de quem está realizando, tirando então a possibilidade de erros humanos.
O Que é a Dureza Rockwell?
O teste de dureza Rockwell é hoje em dia o processo mais utilizado no mundo inteiro.
Isso ocorre por conta da rapidez e facilidade de execução, isenção de erros, e facilidade em detectar pequenas diferenças de durezas e ao pequeno tamanho da impressão.
Esse método utiliza ainda da profundidade da impressão causada por um penetrador sob a ação de uma carga, como indicador da medida de dureza. E não há relação com a área da impressão.
O método Rockwell pode ser classificado como comum ou superficial. Essa classificação irá depender do penetrador e da pré-carga e cargas aplicadas.
Os mais comuns que são utilizados são o Rockwell A e C, que envolvem principalmente aços temperados. Neste método, a carga do ensaio é aplicada em etapas.
Processos do Ensaio da Dureza Rockwell e Suas Vantagens
Basicamente, são quatro passos principais que constituem todo o processo que envolve então a medição da dureza de Rockwell. São eles:
- Na superfície limpa, aplica-se uma pré-carga de 10 kgf;
- Aplica-se uma carga nominal que pode variar entre 60, 100 ou 150 kgf;
- Depois de aproximadamente 1 minuto é retirada a carga;
- É realizada a leitura da dureza do material diretamente na máquina, por isso, é um método direto de medição de dureza e um dos mais utilizados nas indústrias.
Além disso, esse teste de dureza de Rockwell apresenta diversas vantagens. Principalmente quando comparado aos outros, tem alguns benefícios, que são:
- Em relação ao Brinell, tem uma maior rapidez na execução;
- Maior exatidão e isenção de erros pessoais, já que não exige leitura do tamanho da impressão;
- Possibilidade de maior utilização para materiais duros;
- Pequeno tamanho de impressão (os componentes podem ser testados sem causar danos).
Equipamento Utilizado no Ensaio da Dureza Rockwell
Os penetradores utilizados na máquina de ensaio dessa dureza são do tipo esférico (de aço temperado) ou cônico.
Além disso, é possível realizar esse ensaio de dureza Rockwell em dois tipos de máquinas. Dessa forma, ambas têm a mesma técnica de operação. A única diferença é a precisão dos componentes de cada.
A máquina padrão que mede a dureza normal é indicada para avaliação de dureza em geral, inclusive das micro. Já a mais precisa mede a superficial, que é indicada para avaliação de dureza em folhas finas ou lâminas.
Uso da Dureza Rockwell na Odontologia
Em alguns processos da odontologia, esses métodos de medição das durezas são muito utilizados e trazem diversos benefícios para certos tratamentos.
Os principais objetivos do ensaio de dureza em estruturas dentárias são justamente:
- Avaliar a dureza dos materiais;
- Avaliar também a relação com desgaste dentário;
- Analisar a perda de dureza do dente mediante algum problema cariogênico.
A dureza Rockwell é, assim como as outras, muito importante nos processos de medição. Esperamos que esse artigo tenha ajudado a entender tal importância!