DENTISTAS

Dureza Brinell é um dos métodos mais antigos e eficientes de medição

Dureza Brinell é um dos métodos mais antigos e eficientes de medição

Responsável por determinar a dureza dos materiais, deve ser conhecida pelos profissionais da odontologia

Tanto o desgaste dentário quanto o desgaste de algum material de reestruturação são comuns na odontologia. A dureza Brinell está envolvida no processo de recuperação desses casos a partir da medição dos instrumentos.

Dessa forma, conhecer e saber aplicar o método da dureza Brinell pode ser fundamental e até mesmo um diferencial para o cirurgião-dentista.

A medição da dureza Brinell é baseada em um penetrador esférico. Esse sofre então a aplicação uma determinada carga, com o objetivo de realizar a medição de dureza do metal em questão.

Além disso, ele foi ainda o primeiro processo de medição de dureza, proposto em 1900, pelo engenheiro sueco Johan August Brinell.

Como Funciona o Teste de Dureza Brinell?

Durante o teste, a carga que deverá ser aplicada varia entre 500 e 3000 kgf. Além disso, no momento do processo, a carga é mantida constante por um período entre 10 e 30 segundos.

O número do método Brinell de dureza é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante.

Ainda assim, esse padrão só deve ser usado em peças específicas. Isso se dá principalmente, pois é possível que seu tamanho venha a danificar algum objeto.

Vantagens e Desvantagens da Medição Pela Dureza Brinell

Quando comparado com outros métodos, o ensaio de dureza Brinell provoca uma endentação mais larga e mais profunda com sua esfera.

Dessa forma, isso faz com que a medição aborde uma proporção maior com relação ao material que está sendo medido.

Isso resulta diretamente em uma medição muito mais precisa, principalmente levando em consideração que podem ser utilizadas estruturas policristalinas e heterogeneidades.

Além disso, essa forma de medição é mais recomendada e apresenta maiores benefícios nos tipos de dureza conhecidos por macro dureza.

Os testes de microdureza não costumam ter bons resultados com essa técnica.

Aplicação da Dureza Brinell na Odontologia

Como já explicamos anteriormente, em alguns processos da odontologia, o teste de dureza em materiais odontológicos é muito utilizado e traz bons resultados.

Os principais objetivos do ensaio de dureza em estruturas dentárias são justamente:

  • Avaliar a dureza dos materiais;
  • Avaliar também a relação com desgaste dentário;
  • Analisar a perda de dureza do dente mediante algum problema cariogênico.

Além disso, quando falamos sobre as propriedades físicas e mecânicas que possuem então uma maior relevância, temos o módulo de elasticidade, a resistência e a dureza.

Dessa forma, a dureza é uma propriedade mecânica de extrema importância, que avalia o comportamento, a resistência e desgaste do esmalte dentário.

Principalmente, ela consiste em penetrar o corpo de prova com uma bola metálica, de aço ou ainda de tungstênio. Porém, a dureza do material dependerá da resistência à penetração dessa esfera.

A dureza superficial é a medida da resistência à deformação plástica na superfície dos materiais, ou das estruturas dentárias que muitas vezes envolvem o uso de resinas, por exemplo.

A dureza Brinell está então entre os métodos mais antigos que foram utilizados para testar os metais e ligas utilizados na Odontologia. E então, ficou mais clara sua importância?

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também