Dureza de Knoop: o que é? Quando deve ser utilizada?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dureza Knoop é uma unidade de medida usada na odontologia

São muitos os pacientes que chegam até o consultório precisando de tratamentos que envolvem a execução de métodos com presença de resina. A Dureza Knoop irá medir a força que pode ser aplicada na instalação.

Dessa forma, é importante que todos os cirurgiões-dentistas que trabalham com esse tipo de material, saibam suas especificações. A Dureza Knoop os auxiliará no que condiz à resistência.

Basicamente, o método da Dureza Knoop é utilizado para medir o quão dura podem ser as áreas muito pequenas. Ele foi desenvolvido no National Bureau of Standards, hoje conhecido pela sigla NIST.

Quem o desenvolveu foi o físico e engenheiro americano Frederick Knopp, daí então o nome do método.

Características da Dureza Knoop

O endentador utilizado em um teste de Dureza de Knoop é um diamante em forma piramidal. Ele produz então uma edentação que tem formato de pirâmide.

Normalmente, as medidas de profundidade costumam ser de aproximadamente 1/30 da medida do seu comprimento. Knoop pode ainda fazer uso do cimento ionômero de vidro ao invés de resina.

Para realizar os cálculos, deve-se levar em consideração que, o número de dureza Knoop (KHN) é a razão entre a carga aplicada no endentador P (kgf) e a área projetada não recuperada A (mm2).

Dessa forma, cada letra da fórmula representa:

  • F = é a carga aplicada em kgf
  • A = é a projeção da área não recuperada da endentação em mm2
  • L = é o comprimento medido da diagonal maior da endentação em mm
  • C = 0.07028 = é a constante do endentador , relacionando a área projetada da endentação ao quadrado do comprimento da diagonal maior

Apenas a diagonal maior deve ser medida e utilizado para determinar a microdureza Knoop. Normalmente, são usadas tabelas que possuem os valores já conhecidos de Knoop.

Diferença entre Dureza Knoop e Dureza Vickers

Principalmente, a diferença mais aparente entre as duas, está relacionada com o procedimento com resina composta que é executado por cada uma em si.

No ensaio Vickers, relaciona-se então a carga aplicada com a área superficial da impressão. Além disso, a carga que é aplicada dura normalmente de 15 a 20 segundos somente.

Ao realizar um teste de microdureza Knoop, é utilizado um penetrador de diamante na forma de uma espécie de  pirâmide alongada.

Isso resulta então em uma impressão em que a diagonal maior e a menor tem uma relação de 7:1.

Outra diferença entre ambos é que, no ensaio Knoop, a impressão que é obtida abrange cerca de 15% da área que é obtida no Vickers.

Porém, a profundidade de impressão acaba sendo menor que a metade. Além disso, observamos que:

  1. Teste Vickers é menos sensível às condições da superfície do que o teste Knoop;
  2. O teste Vickers é mais sensível a erros e medição do que o teste Knoop;
  3. Teste Vickers é bom para pequenas áreas curvas;
  4. O teste Knoop é melhor para pequenas áreas alongadas;
  5. Teste Knoop é bom para materiais frágeis muito duros e seções muito finas.

Em alguns casos, é possível realizar ainda a conversão Knoop para Vickers, caso os números e medidas precisem de uma unidade específica.

Embora existam diversas outras grandezas que medem o mesmo tipo de procedimento, a Dureza Knoop é muito conhecida e com resultados preciso.

Ramiro Murad
Ramiro Murad
Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.