Acabamento e polimento de resina: como são feitos?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como é feito o acabamento e polimento de resina

Ao passar pelo procedimento de restauração dentária, devemos escolher o material mais adequado. Assim, muitos dos nossos problemas bucais são solucionados. A resina, por exemplo, é bastante usada. Mas é importante estar atento  ao acabamento e polimento de resina.

Isso porque o acabamento e polimento de resina garantem a estética dental e evitam muitos problemas futuros.

O acabamento e polimento de resina são procedimentos e técnicas odontológicas. Eles servem para assegurar a harmonia do sorriso e garantir o sucesso na reabilitação com a resina.

Ou seja, esses procedimentos são indicados para o resultado positivo na colocação das restaurações dentárias.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o acabamento e polimento de resina.

Funções do acabamento e polimento de resina

Como já vimos, essas técnicas odontológicas garantem o sorriso e a reabilitação com a resina. Além disso, as técnicas adequam o material para ele ficar adequado na oclusão dentária do paciente.

Ainda, elas ajustam as margens do material. Por fim, os procedimentos garantem a remoção do excedente do material. Para isso, ocorre a retirada das partes em excesso.

Etapas dos procedimentos

Os principais materiais usados são:

  • Brocas para polimento e acabamento, como as multilaminadas carbide;
  • Pontas diamantadas;
  • Discos abrasivos;
  • Taça de borracha;
  • Tiras de lixa; e
  • Escova e pasta para polimento.

O acabamento remove os excessos superficiais e ajuda a margem do material. Esse procedimento pode ser feito em dois tempos.

Ou imediato ou mediato. O imediato tem como principal função a retirada das partes com excessos grosseiros. Enquanto isso, o mediato corrige até a forma anatômica caso seja necessário.

Importante: cada tempo precisa de instrumentos específicos para o resultado adequado. Além disso, é preciso lembrar que é o profissional quem indica qual é o melhor método para o seu quadro clínico.

Já o polimento repara detalhes no material que foram produzidos durante o acabamento. Por isso, cada material para polimento ajuda à reduzir a rugosidade e aspereza. Assim, o material fica com a superfície lisa e brilhante.

Depois dos dois procedimentos, o paciente fica com uma restauração adequada e harmoniosa.

As principais vantagens dessas técnicas odontológicas são;

  • Manutenção da estética;
  • Evitar a manifestação de problemas bucais; e
  • Aumenta a durabilidade da restauração.

Há riscos se não fazer os procedimentos?

A resposta é sim! Quando o material da restauração, que é a resina composta, não passa por essas técnicas odontológicas ele fica muito áspero e grosso. Assim, alguns problemas bucais podem se manifestar.

Isso pode aumentar as chances do acúmulo de placa bacteriana nos dentes. A coloração do material fica mais amarelada e perde a coloração branca.

Além disso, o material deixa a gengiva irritada, o que pode até causar inflamações. Ainda, as chances do aparecimento de cáries secundárias aumentam.

Os riscos, além de estéticos, podem comprometer a funcionalidade de alguns elementos bucais.

Por isso, faça uma vista ao seu cirurgião-dentista de confiança e converse com ele sobre o acabamento e polimento de resina. Assim, você garante o sorriso bonito!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.