Doutorado em odontologia: entenda como funciona o processo

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância de realizar o doutorado em odontologia

Os diferentes tipos de dentistas têm todos a mesma dúvida: será que devo fazer o doutorado em odontologia?

Caso você pense nessa pergunta, pode ficar tranquilo! Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o doutorado em odontologia.

O doutorado em odontologia é um programa de capacitação profissional. Nele, o profissional formado garante o título de Doutor e consegue atuar em áreas acadêmicas.

Doutorado: primeiro passo é a formação acadêmica

Antes de buscar pelo doutorado odontológico, é preciso que você antes passe por algumas etapas. A primeira delas é a graduação no curso de odontologia.

Dentro da faculdade de odontologia, o futuro profissional estuda estruturas bucais, como os dentes, a boca e os ossos da face.

No ambiente universitário, é ensinado como fazer prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças orais. Ainda, o estudo pode ser focado em questões estéticas.

Além disso, a duração do curso de odontologia é de 5 anos, com todas as disciplinas ministradas presencialmente. Geralmente, as aulas práticas são iniciadas no segundo ano da faculdade.

Em todas as instituições, o estágio é obrigatório para a formação. E, no final de todo o curso, é preciso que o estudante faça um TCC, também conhecido como trabalho de conclusão de curso.

O curso de odontologia em uma instituição privada custa em média R$1700,00 por mês. Mas, ressaltamos que vale a pena ficar atento às bolsas universitárias e programas de financiamento.

Após finalizar a faculdade e já estar com o diploma, é possível atuar como um dentista generalista. Assim, atendimentos clínicos e tratamentos que são básicos serão a área de atuação.

Os cursos de pós-graduação são os mais indicados para quem busca uma especialização. E depois da pós, o mestrado é o segundo passo para atuar na área acadêmica em odontologia.

Como faço o Doutorado em Odontologia?

Para fazer o doutorado, não é obrigatório ter feito um mestrado. No entanto, como iremos ver mais para frente, o título de mestre é um diferencial na escolha dos candidatos do doutorado.

Umas das informações mais importantes que você precisa saber é que, o doutorado trará uma carga teórica mais profunda. Ele é essencial para os profissionais que pretendem seguir a carreira acadêmica ou de pesquisa.

O futuro doutorando deve procurar por um programa em uma faculdade. Tanto o programa, como a faculdade devem ser reconhecidos pelo MEC.

Quando você encontrar o programa que mais corresponde com os seus critérios, está na hora de se inscrever no processo seletivo.

O processo seletivo é composto por algumas etapas. Por isso, é importante que você saiba sobre os seus objetivos de forma clara.

Os requisitos podem variar de uma instituição de ensino para outra. Portanto, leia com bastante atenção o edital da sua escolhida. Lembrando que você pode se aplicar para mais de uma.

Um dica é buscar algum professor da academia, de preferência alguém daquela faculdade, como referência antes de iniciar sua pesquisa. Afinal, esse contato também pode abrir portas.

Importante: foque na sua proposta de pesquisa! Se por acaso você se interessar no doutorado em prótese dentária, então agora é a hora de criar um projeto voltado para essa área.

Durante o processo seletivo, os recrutadores irão avaliar:

  • Currículo;
  • Análise da proposta de pesquisa; e
  • Entrevista.

Algumas faculdades pedem que o candidato faça uma prova de conhecimentos gerais e específicos. Dependendo da instituição, também são oferecidas bolsas para os alunos de doutorado.

Assim que você for aprovado, pode comemorar! Depois das comemorações, está na hora de começar com o andamento na sua pesquisa.

Sobre o Doutorado

O curso do doutorado dura, em média, 4 anos e meio. Além disso, o tem duração de, em média, 660 horas.

O programa é realizado com aulas e muita leitura e pesquisa. Por isso, se optar por fazer um doutorado é preciso estar preparado para abrir mão de algumas horas de atendimento.

Durante esses anos, você irá construir uma tese sobre a pesquisa. Assim que você termina a tese, ela é submetida a uma banca de avaliadores.

Quando o seu projeto for aprovado, você ganha o certificado e o título de doutorado em odontologia. Parabéns!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!