7 causas da dor na face e seus possíveis tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dores no rosto podem ter diferentes origens e diagnósticos

Determinar a origem da dor na face nem sempre é uma tarefa simples. Sabemos que as causas podem ser inúmeras e podem, ou não, estar ligadas à problemas bucais.

Por isso, neste artigo vamos listar algumas das principais causas para dor na face e indicar os tratamentos e profissionais mais adequados.

A dor na face pode ser intensa, contínua ou pontual. O recomendado antes de buscar um profissional para tratar esse tipo de dor é observar a exata localização e outros sintomas relacionados.

Problemas Bucais

Alguns problemas bucais como cárie ou abscesso dentário podem irradiar do por todo o rosto. Nestes casos, o mais indicado é buscar um cirurgião-dentista, que irá indicar o tratamento adequado para cada tipo de doença.

Dores na face relacionadas à saúde bucal podem ser facilmente evitadas por um limpeza dental regular com uso do fio dental. Além disso, visitas periódicas ao dentistas para prevenir a proliferação de bactérias são recomendadas.

Disfunção Temporomandibular – DTM

A DTM, disfunção temporomandibular, é uma doença crônica resultado de problemas na ATM. Essa disfunção pode impedir movimentos mastigatórios e fonéticos, além de causar dores no rosto.

As causas da disfunção temporomandibular são variadas. Entre a mais comum, está o trauma na mandíbula, mas outros problemas como artrite na ATM, bruxismo e deformações faciais também estão entre as origens.

Os tratamentos para a DTM podem ser multidisciplinar, já que diversos fatores físicos e psicológicos podem gerar a doença.

Dentistas, otorrinolaringologistas, psicólogos e fisioterapeutas são os profissionais especializados para diagnosticar e tratar da dor orofacial. Na odontologia, dentistas-cirurgiões buco-maxilar são os mais indicados.

Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é um distúrbio nervoso que provoca uma dor insuportável na região do rosto, por onde passa o nervo trigêmeo. Essa estrutura é responsável pela sensibilidade tátil, térmica e dolorosa da face.

Essa síndrome pode ser consequência do processo de envelhecimento, estar relacionada à esclerose múltipla ou a uma desordem semelhante que danifica a bainha de mielina.

Também pode ser causada por um tumor que está comprimindo o nervo, apesar dessa condição ser mais incomum. Ou pode ser desencadeada por uma lesão cerebral e outras anormalidades.

O tratamento da neuralgia do trigêmeo geralmente é realizado em casa com remédios anticonvulsivantes, analgésicos ou antidepressivos. Nos casos mais graves, os pacientes podem recorrer à fisioterapia ou cirurgia.

Sinusite

A sinusite ou rinossinusite, é uma infecção dos seios da face que causa dor.  Geralmente, essa infecção é provocada por vírus ou bactérias e pode atingir apenas um ou os dois lados do rosto.

Essa causa para a dor na face pode estar acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal, tosse, mau hálito, perda do olfato e febre.

O tratamento para sinusite será indicado pelo médico e pode envolver lavagens nasais, analgésicos, repouso e hidratação. Em caso de suspeita de infecção bacteriana, é orientado o uso de antibióticos.

Dor de Cabeça

A dor de cabeça também provoca sensibilidade na face. Pode ser ocasionada por conta de enxaquecas, disfunções do sistema nervoso ou cefaleia transacional, em que há aumento da sensibilidade dos músculos da cabeça e pescoço.

A dor na face também é ocorre devido a um tipo específico de dor de cabeça: cefaleia em salvas.

Esse problema é caracterizado por uma dor intensa em um dos lados do crânio e da face, acompanhada de vermelhidão, inchaço do olho, lacrimejamento e corrimento nasal.

O tratamento deve ser orientado pelo neurologista e inclui remédios como os analgésicos.

Artrite Temporal

Arterite temporal é uma vasculite e provoca inflamação dos vasos sanguíneos. Essa origem da dor na face afeta principalmente pessoas acima dos 50 anos.

Os sintomas podem incluir dor de cabeça, dor e enrijecimento dos músculos do corpo, fraqueza e espasmos dos músculos da mastigação, além de falta de apetite, febre e, nos casos mais graves, problemas oculares e perda da visão.

A confirmação da arterite temporal é feita com avaliação clínica, análises de sangue e biópsia da artéria temporal. Após diagnóstico, o reumatologista irá determinar o curso do tratamento.

Dor facial idiopática persistente

Esse distúrbio também pode ser chamado de dor facial atípica. É uma condição rara que provoca dor na face, mas que não tem uma causa esclarecida.

Profissionais acreditam que está relacionada a alterações na sensibilidade dos nervos faciais. A dor facial idiopática persistente pode ser de moderada a intensa e costuma surgir em um dos lados do rosto.

Estresse, cansaço ou estar em associação com outras doenças, como síndrome do intestino irritável, dor lombar, dor de cabeça, ansiedade e depressão, são alguns dos fatores que agravam essa dor.

Não existe um tratamento específico para essa condição. Pode ser realizado com uso de antidepressivos e realização de psicoterapia, tudo indicado pelo médico e com diagnóstico preciso.

Com vimos, a dor na face pode ter diferentes origens. O mais importante é procurar um profissional especializado para determinar o melhor tratamento.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.