Aprenda a se tratar em cada um dos casos e evitar essa dor tão incômoda
Talvez o movimento mais realizado por qualquer pessoa seja o ato de abrir e fechar a boca. Desempenhamos essa ação para falar, comer, beber e às vezes até mesmo para respirar. O problema é quando começamos a sentir alguma dor ao abrir a boca.
Dor ao abrir a boca pode fazer com que atividades rotineiras se tornem verdadeiras torturas, não é mesmo? Mas esse problema é extremamente comum e afeta milhões de pessoas no mundo todo.
Uma dor ao abrir a boca pode ter diversas causas. Para destacar as principais, podemos citar a DTM, problemas dentários, sinusite e neuralgia do trigêmeo.
Nesse artigo iremos explicar cada uma delas e como você deve proceder caso comece a sentir essa dificuldade para movimentar a boca.
Disfunção temporomandibular
Trata-se de uma síndrome que atinge a ATM ou articulação temporomandibular, principal responsável por realizar a junção do maxilar ao crânio.
A doença promove um grave desconforto na região facial e mandibular, fortes dores de cabeça e estalos ao abrir e fechar a cavidade bucal.
Geralmente, essa dor no maxilar ao abrir a boca está relacionada à um trauma na região ou algum trauma parafuncional, como roer as unhas por exemplo.
O tratamento acontece de maneiras diversas, assim, o paciente acometido pode:
- Utilizar um “splint”, uma espécie de protetor bucal noturno, que é feito sob medida para a boca do paciente. Ele é encaixado nos dentes superiores, e impede que haja um atrito entre os dentes superiores e inferiores, reduzindo o efeito nocivo do travamento e do rangido entre eles;
- Para aliviar as dores musculares, tomar medicamentos como relaxantes musculares e aspirinas.
- Realizar uma compressa com um pano úmido e quente na região do incômodo também pode ajudar a amenizar as dores;
- Aprender técnicas de relaxamento para auxiliar no controle da tensão muscular na mandíbula.
Sinusite
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais. Essa complicação provoca sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto.
Ela se manifesta especialmente na testa e nas maçãs do rosto, pois é nestes locais que se localizam os seios nasais.
O ideal é procurar um médico especializado, como um clínico geral ou um otorrinolaringologista. Eles podem indicar a melhor forma de tratar essa anomalia.
Problemas dentários
Abcessos dentários, cáries ou doenças gengivais também podem ocasionar fortes dores maxilares. Isso porque essas anomalias provocam uma dor intensa no local afetado, e que pode irradiar para outras áreas da boca.
O tratamento varia bastante, dependendo do problema dentário que está na origem da dor.
Por isso o ideal é ir ao dentista, que pode receitar medicamentos para a dor e inflamação ou antibióticos ou até mesmo recorrer a um procedimento dentário.
Neuralgia do trigêmeo
Trata-se de uma dor facial extrema, desencadeada por uma disfunção no nervo trigêmeo. Essa é mais uma das razões para dores ao abrir a boca.
Esse nervo é responsável pelo transporte de informação sensitiva desde o rosto até ao cérebro e também por controlar os músculos envolvidos no processo de mastigação.
O principal sintoma dessa doença é uma forte dor em qualquer região inferior da face da pessoa afetada.
O tratamento da neuralgia do trigêmeo é feito com remédios analgésicos, anticonvulsivantes, relaxantes musculares ou antidepressivos.
Além disso, também pode ser necessário recorrer à cirurgia para que o paciente afetado não sinta mais dor ao abrir a boca.