Restrições para doação de sangue após tratamentos dentários

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Restrições para doar sangue após um tratamento odontológico podem durar alguns dias ou meses

A doação de sangue é muito importante para a medicina em geral. Contudo, não são todas as pessoas que podem doar seu sangue a qualquer momento.

Você sabia que quem realiza uma limpeza dentária só pode participar da doação de sangue após 72 horas? E que quem passou por um tratamento odontológico com anestesia deve esperar por 30 dias para doar seu sangue?

Doação de sangue é um ato voluntário e que ajuda uma grande quantidade de pessoas. No entanto, é preciso se atentar pois existem algumas restrições para pessoas que passam por atendimentos odontológicos.

Ainda, a doação de sangue na odontologia pode ser necessária para diversos tratamentos.

Restrições odontológicas para doação de sangue

Existem algumas restrições para doar sangue para as pessoas que fizeram algum procedimento odontológico. Em geral, essas restrições podem durar alguns dias ou até meses.

  • Implantes dentários: são muito procurados pelos pacientes após a perda de um elemento da arcada. Pessoas que passaram pela colocação de implantes fazem parte do grupo de quem não pode doar sangue por até 30 dias após a realização do procedimento.
  • Extrações dentárias: a extração dentária pode ser necessária por diversos motivos. Entre eles, traumas, acidentes ou a ocorrência de cárie dentária profunda. Além disso, o procedimento requer cuidados específicos no pós-operatório. Desse modo, é estabelecido que um paciente que passou por uma extração dentária só pode doar sangue sete dias após o procedimento.
  • Abscesso dentário: é fruto da ação de bactérias em nossa cavidade bucal. Assim, sua principal característica é a formação de uma bolsa esbranquiçada cheia de pus nos dentes ou na gengiva. Desse modo, as pessoas que passam por esse problema devem esperar cerca de 30 dias após a cura para doar sangue.
  • Manutenção de aparelho ortodôntico: é importante se atentar aos critérios para doar sangue após passar por uma manutenção ou ajuste no aparelho ortodôntico. Se, durante esse ajuste, não houve sangramento, o paciente está liberado para doar sangue após 24 horas. Porém, se houve sangramento, é estabelecido que o paciente deve esperar até 72 horas após o procedimento.
  • Gengivite: é o resultado de uma infecção que afetou a gengiva e não foi tratada de maneira adequada. Em geral, essa infecção está associada à ação de bactérias em nossa cavidade bucal. Justamente por causa da presença dessas bactérias no organismo, que pessoas diagnosticadas com gengivite não fazem parte do grupo de quem pode doar sangue. Esses pacientes só estão liberados para doação sete dias após finalizado o tratamento para a doença.
  • Tratamento de canal: o tratamento de canal é um dos procedimentos mais comuns da odontologia. Ele visa a recuperação da parte interna do dente. Dessa forma, as pessoas que passam por um tratamento de canal estão aptas para doar sangue após sete dias.

Uso do sangue na odontologia

Um doador de sangue também ajuda na boa realização de procedimentos odontológicos.  Isso porque existe uma área da odontologia que constantemente utiliza bolsas de sangue: a cirurgia bucomaxilofacial.

Em geral, os procedimentos dessa especialidade visam a correção de doenças ou problemas que atinjam a cavidade oral, a face ou o pescoço. Por isso, é comum que esses problemas estejam relacionado a traumas ou acidentes.

Dessa maneira, durante a cirurgia, o dentista precisa contar com reservas de bolsas provenientes da doação de sangue, caso seja necessária uma transfusão.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!