Doação de dentes é o futuro das pesquisas científicas

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A possível solução para doenças até hoje sem cura pode estar em uma doação

Assim como outros órgãos, os dentes não devem ser descartados sem motivo. A doação de dentes é o melhor caminho e pode ser aproveitada em diversos casos, como em processos estéticos, por exemplo.

Muito usada em pesquisas e estudos em diversas faculdades de odontologia, a doação de dentes é extremamente importância.

A doação de dentes é a forma legal de conseguir dentes para se estudar e analisar suas propriedades, tais como a sua polpa, raiz ou dentista, que são partes muito valiosas.

Pesquisas a partir da doação de dentes

Várias pesquisas já identificaram a importância das células-tronco encontradas na polpa dos dentes de leite, e os estudos sobre o assunto estão se intensificando.

A faculdade de Zootecnia da USP, por exemplo, utiliza o material na reconstrução de neurônios, visando a cura do autismo. Já na área da odontologia, são usados pensando em revolucionar o tratamento de cáries e periodontite.

A escassez de dentes nas universidades ainda é muito grande. Por isso é tão importante conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de doar dentes.

Os transplantes feitos a partir das doações ajudam crianças carentes que perdem seus dentes por cárie ou outros problemas.

Não ter o dente de leite pode acarretar futuros problemas de estética, mastigação, fonética e até no desenvolvimento da arcada permanente.

Uso após a doação de dentes

As células-tronco encontradas podem ser usadas em 3 tipos de procedimento:

  • Terapia celular – a célula-tronco é colocada no lugar a fim de se transformar formando uma nova célula;
  • Terapia genética – usada na correção quando há alguma alteração na sequência do DNA;
  • Engenharia tecidual – contribui na formação de novos órgãos e tecidos, como por exemplo na formação de outro dente.

Como doar dentes

A doação de dentes é simples e pode ser feita pessoalmente ou através dos Correios.

Para doá-los pessoalmente, basta que os dentes estejam em um recipiente bem fechado e embebidos em água mineral ou soro fisiológico. Se estiverem secos, devem ser colocados em um envelope.

Após reunir os dentes, basta levá-los até o Banco de Dentes Humanos mais próximo de você e entregá-los na escola de odontologia.

Esses bancos aceitam doações não apenas de dentes de leite. Mas de todos os tipos, independente de serem dentes sadios e do tempo que estão guardados.

Já pelos Correios, é interessante embrulhar os dentes em algum material para protegê-los, como por exemplo uma gaze.

Nessa caso, o termo de doação de dentes humanos deverá ser anexado ao pacote contendo os dentes.

O termo contém os dados do doador, à qual universidade está doando, a quantidade de dentes e a afirmação de que a pessoa está ciente e de acordo com o uso.

Se for fazer uma extração com um dentista, o mais correto é avisar antes ao profissional sobre o interesse na doação. Assim, o profissional irá preparar o dente corretamente para ser doado.

É importante que todos saibam da importância que a doação de dentes e se conscientizem. Há muito tempo o lugar dos dentes não é no telhado, embaixo do travesseiro ou com a fada do dente.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.