Células-tronco podem ser utilizadas na odontologia

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Descubra qual é a aplicação delas na odontologia e em outras áreas da medicina

Células-tronco são excelentes aliadas da nossa saúde. Elas são chamadas de coringas, pois conseguem se transformar em outras células diferentes daquelas localizadas em seu tecido original.

Assim, as células-tronco podem regenerar diversos tipos de tecido, como ossos, nervos, sangue e músculos.

Na odontologia, as células tronco começaram a ganhar espaço em meados do ano 2000, após a publicação de um artigo científico que mostrava a existência desse tipo celular em nossos dentes.

Primeiro foi relatado que esse tipo de célula existia na polpa do dente do siso. Com o passar dos anos descobriu-se que ela também estavam presente na polpa de dente de leite, ligamento periodontal e papila apical.

Assim, os pesquisadores concluíram que nossos dentes podem ser uma fonte de células-tronco.

Importância das células-tronco na odontologia

A importância das células-tronco na odontologia se dá principalmente antes de procedimentos cirúrgicos.

O uso delas pode ser indicado quando uma pessoa não possui tecido ósseo ou gengival suficiente para a realização de determinados tipos de cirurgia, desde uma simples extração do siso até mesmo uma reconstrução total da boca do paciente.

Estudos com células-tronco são de grande interesse para a ciência, pois possuem a capacidade de estimular a regeneração tecidual e, consequentemente apresentam diversas perspectivas terapêuticas.

Esse fato torna possível a utilização dela em diversos procedimentos odontológicos, visando trazer uma melhoria na saúde bucal da população.

Extraindo as células-troncos

A extração desse tipo de célula é um procedimento bastante simples. O sangue do paciente é coletado e encaminhado para uma máquina centrífuga, onde é processado por mais ou menos dez minutos.

Em seguida, o material resultante, chamado de PRF , é misturado a uma matriz óssea. Enquanto isso, o paciente é devidamente anestesiado.

Por fim, o material é levado ao defeito ósseo ou gengival do paciente. A vantagem do procedimento é uma cirurgia rápida e indolor.

A recuperação óssea também é muito mais veloz no pós operatório, uma vez que não é necessário retirar ossos de nenhum outro local do corpo.

O número de sessões depende muito de cada caso, e não há contraindicações, já que o material provém do próprio sangue do paciente.

Outras aplicações das células tronco

As células-tronco são usadas atualmente em terapias celulares e também para criação de modelos de pesquisa, para entendimento de doenças e desenvolvimento de medicamentos.

Veja a seguir algumas das aplicações dessa célula na medicina:

Transplante de células tronco hematopoiéticas

Também conhecido como transplante de medula óssea, esse é o uso mais antigo das células-tronco.

Uma vez que o transplante é realizado, a intenção é justamente substituir essas células-tronco, para que as novas células produzidas pela medula óssea sejam saudáveis

Lipoenxertia sem reabsorção

Em alguns países os procedimentos plásticos de lipoenxertia – onde a gordura do corpo é enxertada em outras regiões-  tem a gordura enriquecida com células-tronco.

Isso impede que ocorra a reabsorção desse tecido adiposo, o que é bastante recorrente após a realização do procedimento. As células tronco diminuem consideravelmente a chance disso acontecer.

Agora você já sabe! Além de de auxiliar no tratamento de diversas doenças, como câncer, degeneração neural e Alzheimer, as células-tronco também podem ser bastante interessantes para nossa saúde bucal.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.