A possível solução para doenças até hoje sem cura pode estar em uma doação
Assim como outros órgãos, os dentes não devem ser descartados sem motivo. A doação de dentes é o melhor caminho e pode ser aproveitada em diversos casos, como em processos estéticos, por exemplo.
Muito usada em pesquisas e estudos em diversas faculdades de odontologia, a doação de dentes é extremamente importância.
A doação de dentes é a forma legal de conseguir dentes para se estudar e analisar suas propriedades, tais como a sua polpa, raiz ou dentista, que são partes muito valiosas.
Pesquisas a partir da doação de dentes
Várias pesquisas já identificaram a importância das células-tronco encontradas na polpa dos dentes de leite, e os estudos sobre o assunto estão se intensificando.
A faculdade de Zootecnia da USP, por exemplo, utiliza o material na reconstrução de neurônios, visando a cura do autismo. Já na área da odontologia, são usados pensando em revolucionar o tratamento de cáries e periodontite.
A escassez de dentes nas universidades ainda é muito grande. Por isso é tão importante conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de doar dentes.
Os transplantes feitos a partir das doações ajudam crianças carentes que perdem seus dentes por cárie ou outros problemas.
Não ter o dente de leite pode acarretar futuros problemas de estética, mastigação, fonética e até no desenvolvimento da arcada permanente.
Uso após a doação de dentes
As células-tronco encontradas podem ser usadas em 3 tipos de procedimento:
- Terapia celular – a célula-tronco é colocada no lugar a fim de se transformar formando uma nova célula;
- Terapia genética – usada na correção quando há alguma alteração na sequência do DNA;
- Engenharia tecidual – contribui na formação de novos órgãos e tecidos, como por exemplo na formação de outro dente.
Como doar dentes
A doação de dentes é simples e pode ser feita pessoalmente ou através dos Correios.
Para doá-los pessoalmente, basta que os dentes estejam em um recipiente bem fechado e embebidos em água mineral ou soro fisiológico. Se estiverem secos, devem ser colocados em um envelope.
Após reunir os dentes, basta levá-los até o Banco de Dentes Humanos mais próximo de você e entregá-los na escola de odontologia.
Esses bancos aceitam doações não apenas de dentes de leite. Mas de todos os tipos, independente de serem dentes sadios e do tempo que estão guardados.
Já pelos Correios, é interessante embrulhar os dentes em algum material para protegê-los, como por exemplo uma gaze.
Nessa caso, o termo de doação de dentes humanos deverá ser anexado ao pacote contendo os dentes.
O termo contém os dados do doador, à qual universidade está doando, a quantidade de dentes e a afirmação de que a pessoa está ciente e de acordo com o uso.
Se for fazer uma extração com um dentista, o mais correto é avisar antes ao profissional sobre o interesse na doação. Assim, o profissional irá preparar o dente corretamente para ser doado.
É importante que todos saibam da importância que a doação de dentes e se conscientizem. Há muito tempo o lugar dos dentes não é no telhado, embaixo do travesseiro ou com a fada do dente.