Distonia oromandibular provoca tremores na face e na mandíbula

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Desordem é rara e tem origem neuromuscular

Tremores corporais podem ser comuns. Mas quando são recorrentes, podem ser sinais de disfunções como a distonia oromandibular.

Entenda as consequências da distonia oromandibular para a qualidade de vida do paciente.

Distonia oromandibular é uma desordem neuromuscular rara que provoca espasmos na região da face e da mandíbula.

Ela afeta principalmente os músculos da mastigação. Contudo, os músculos da expressão facial, da língua ou até mesmo da pálpebra também podem ser atingidos.

Dessa maneira, os espasmos ocorrem de forma espontânea e involuntária. Em alguns casos, eles podem estar associados à realização de movimentos faciais, como a fala ou a mastigação.

Efeitos negativos da distonia oromandibular

Essa condição pode ser muito prejudicial para a qualidade de vida do paciente. As distonias oromandibulares são responsáveis por afetar a simetria facial do paciente, provocando uma série de posturas anormais.

Além disso, seus espasmos repetitivos são incômodos e podem até mesmo ser dolorosos. Com o passar do tempo, essa condição acarreta perturbações de comunicação, como dificuldade para produzir a voz.

Esse sintoma ainda pode ser acompanhado de dificuldades respiratórias, dificuldades de deglutição e dificuldades para mastigar alimentos.

Os movimentos involuntários também podem conduzir a condições como:

Trismo

O trismo é caracterizado por ser uma contração dolorosa da mandíbula. Ela pode acontecer, por exemplo, durante o ato de bocejar ou mastigar.

Contudo, nos casos mais graves, o trismo atrapalha e até mesmo impede a abertura da boca. Essa limitação da abertura oral acarreta uma série de problemas e dificuldades para a vida do paciente.

Exemplos são os possíveis problemas de fala, de alimentação e rigidez na mandíbula. Porém, na maior parte dos casos, a contratura dos dentes é temporária.

Dessa forma, o problema é resolvido de forma espontânea, principalmente nos casos onde há dor mandibular após cirurgias.

Bruxismo

O bruxismo consiste em um hábito involuntário de ranger os dentes. Ele pode ocorrer tanto de dia, quanto de noite, sendo o segundo tipo o mais comum. Entre seus sintomas, estão:

  • Ranger ou apertar os dentes (às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado);
  • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos;
  • Dor na mandíbula ou dor na face;
  • Dor de cabeça;
  • Dor que se sente como se fosse uma dor de ouvido;
  • Aumento da sensibilidade dentária;
  • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente;
  • Recuos de língua;

O bruxismo nos dentes também pode provocar alguns problemas que envolvem o mau funcionamento da articulação temporomandibular, também conhecida como ATM. A ATM é a articulação que liga a mandíbula ao crânio.

Qual é o tratamento da distonia oromandibular?

Ainda não existe uma cura específica para o DOM. Contudo, existem alguns tratamentos que visam aliviar os sintomas.

Desse modo, o tratamento é baseado em tratamento farmacológico, podendo ser sistêmico ou local, não-farmacológico ou atém mesmo cirúrgico.

Outros tipos de distonia

A DOM não é o único tipo de distonia que afeta a região da face. Existe também a distonia orofacial. Uma das possíveis consequências dessa condição é o tremor constante nos lábios.

Esse tremor nos lábios pode atrapalhar a realização de algumas tarefas essenciais, como falar ou comer.

Caso identifique algum sintoma de distonia oromandibular ou orofacial, procure por médicos especializados para dar início ao tratamento.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.