Dia Nacional da Saúde Bucal: conheça sua importância

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O Dia Nacional da Saúde Bucal é uma forma de conscientizar as pessoas sobre a importância de ter uma boca saudável

O Dia Nacional da Saúde Bucal é celebrado no dia 25 de outubro e foi criado pelo Ministério da Saúde.

A prevenção de doenças bucais é um dos objetivos do Dia Nacional da Saúde Bucal, já que muitas pessoas negligenciam a higiene e facilmente podem desenvolver cárie, doenças periodontais ou até mesmo patologias mais graves, como o câncer de boca.

O Dia Nacional da Saúde Bucal foi instituído pela Lei nº 10.465/2002 e tem como intuito evidenciar a importância da saúde bucal, o dever de realizar uma boa higienização e, como dissemos, notabilizar a relevância de prevenir doenças na boca.

Os cuidados fundamentais propostos pelo dia da saúde bucal envolvem a utilização correta da escova de dente, para que não prejudique os tecidos gengivais, por exemplo, o uso rotineiro do fio dental e a escovação da língua.

E tudo isso deve ser feito sempre após as refeições, antes de dormir e ao acordar.

A boca exerce funções indispensáveis para o corpo. Ela é responsável pela fala, pela mastigação e pela respiração. E por conta essas atividades, ela acaba facilmente entrando em contato com bactérias e microrganismos, que podem trazem prejuízos à saúde.

Por isso, uma ótima limpeza bucal reduz o risco de desenvolvimento de problemas na boca e no dente. As atividades de escovação visam retirar a placa bacteriana dos dentes, que é o principal agente responsável pelas disfunções.

É importante ressaltar que nossos hábitos do cotidiano estão diretamente relacionados com distúrbios.

Dieta balanceada

A saúde dentária está vinculada à dieta também

Os especialistas recomendam que nossa dieta deve ser balanceada, não só por manter nosso organismo saudável, mas também porque isso impacta direto na integridade dos dentes.

Açúcares e alimentos ácidos são os vilões das estruturas dentárias. Eles aumentam a incidência de cárie e erosão ácida, por exemplo.

Principais problemas

O dia da saúde bucal visa conscientizar as pessoas sobre os riscos de não ter uma saúde bucal adequada

Cárie

A cárie é uma forma de deterioração dos dentes, que prejudica a saúde dentária, representando uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias. Então, dependendo da profundidade que alcança, ocasionam em dor e desconforto.

Erosão ácida

É a perda de esmalte do dente. Ou seja, a deterioração de sua superfície pela presença de ácidos na boca. Ela ocorre por meio da ação de dois agentes, os ácidos que ingerimos e os que estão presentes no nosso corpo, como os do estômago.

Afta

A afta é uma pequena ferida que se forma dentro da boca. Seu formato é arredondado, com centro amarelado ou esbranquiçado e vermelhidão ao redor.

Mau hálito

O mau hálito é aquele cheiro desagradável exalado pela boca. É preciso saber que não é uma doença ou uma anomalia, mas um indício de que algo não está correto no organismo. Normalmente, está atrelado à má limpeza bucal.

Gengivite

É a inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ela resulta em dor, vermelhidão, inchaço e sangramento.

Periodontite

A periodontite é a evolução da gengivite. Ela compromete todos os tecidos que dão suporte ao dente, afetando ossos e ligamentos. Isso pode motivar a queda dos dentes.

Consulta de rotina

A consulta de rotina faz a manutenção da saúde bucal

É na consulta de rotina que os dentista identificam possíveis problemas e evitam quaisquer complicações.

Essa consulta pretende avaliar o estado da saúde bucal do paciente. Ela deve ser feita de 6 em 6 meses, pelo menos.

Portanto, o Dia Nacional da Saúde Bucal não pode ser levado apenas como um dia qualquer. Devemos entender qual é sua motivação e estender sua causa para nossa rotina, à procura de uma saúde adequada e evitar problemas.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.