Quando é necessário remover dentes natais e neonatais?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Os dentes natais e neonatais podem causar lesões na boca do bebê

A fase de nascimento e crescimento dos dentinhos é um marco durante a infância. Contudo, existe alguns problemas ou anomalias que interferem nessa erupção. O crescimento de dentes natais e neonatais é um deles.

Normalmente, a erupção dos dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite, acontece entre o quarto e o sétimo mês de vida. No caso de dentes natais e neonatais, isso ocorre de forma diferente.

Dentes natais e neonatais são aqueles que nascem de forma adiantada na cavidade bucal de um bebê. Por seu crescimento precoce, são considerados uma anomalia de erupção.

Qual a diferença entre dentes natais e neonatais?

Os dentes natais podem ser vistos logo após o parto. Já o desenvolvimento dos dentes neonatais acontece nas primeiras semanas de vida da criança.

O que causa os dentes natais e neonatais?

Seu aparecimento está relacionado a questões genéticas e hereditárias.

Ainda, a condição pode estar associada com síndromes, por exemplo, na displasia condroectodérmica, Síndrome de Turner, Síndrome de Noonan e Oculomandibulodicefalia.

Características dos dentes natais e neonatais

Em geral, o dente neonatal é pequeno e tem formato cônico. Além disso, é pouco desenvolvido e tem coloração amarelo-acastanhada, apresentando defeitos no esmalte dentário.

Consequências dos dentes natais e neonatais

A presença de dentes no nascimento pode causar dores e incômodos tanto para as crianças, quanto para as mães.

Isso porque eles se tornam um obstáculo para o processo de amamentação, essencial para o crescimento e evolução da criança.

Em casos mais graves, esse problema pode provocar a desidratação e a desnutrição dos pequenos. Quando o bebê nasce com dente, nem sempre o elemento faz parte da dentição decídua.

Assim, o dente se apresenta como um supranumerário, ou seja, dentes extras que não integram a dentição normal.

Outro risco envolve a possibilidade de aspiração do dente neonatal. Além disso, esse dente pode ser motivador de feridas na gengiva ou na língua.

Desse modo, essa ferida pode se desenvolver para o aparecimento de uma úlcera traumática na superfície inferior da língua, conhecida como doença de Riga-Fede

Tratamentos para os dentes natais e neonatais

A odontopediatria é a especialidade da odontologia indicada para realizar o tratamentos de casos de dentes neonatais.

Essa especialização cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência.

Além disso, os odontopediatras também são responsáveis pela higiene das gestantes ou de crianças que ainda não passaram pelo processo de erupção dentária.

Desse modo, o profissional poderá realizar o diagnóstico através de exames radiográficos e, assim, descobrir as possíveis consequências da condição para a saúde bucal da criança.

Nos casos de dentes supranumerários ou que ameacem a saúde bucal, como a mobilidade dentária, o tratamento indicado é a remoção do dente em questão.

Arredondar as bordas dos dentes também são uma opção para um possível tratamento.

Desse modo, o crescimento e o desenvolvimento dos dentes devem ser acompanhados pelo profissional.

Contudo, é importante ressaltar que nem sempre os dentes natais e neonatais precisam ser extraídos. Caso o dente faça parte da dentição decídua da criança e não provoque dores e outras consequências negativas, é possível conviver com ele normalmente.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.