PACIENTES

Dente de leite em adulto é normal? Saiba mais sobre essa anomalia

Dente de leite em adulto é normal? Saiba mais sobre essa anomalia

A queda dos dentes de leite é um marco na infância: mas o que acontece se esses dentes não caem?

A troca dos dentes de leite ainda na infância é um dos marcos da vida de uma criança. Mas será que é possível que esses dentes não caiam e permaneçam na cavidade? Será que dente de leite em adulto é algo normal?

Para solucionar essa e outras dúvidas, preparamos este artigo completo sobre dente de leite em adulto. Confira todos os detalhes:

O dente de leite em adulto é uma anomalia dentária. Em alguns casos, não gera grandes problemas além da estética. Porém, na maioria das situações, o dente acaba prejudicando as funções bucais e exige tratamento odontológico.

Por que o dente de leite não cai?

O dente de leite não cai por conta de uma anomalia dentária, herdada geneticamente. Essa anomalia faz com que não haja a formação do dente permanente.

A partir daí, o cenário pode se desdobrar de duas formas. No primeiro caso, o dente de leite amolece (em alguns casos pode chegar a cair) mesmo sem o estimulo do dente permanente.

No segundo caso, o dente de leite continua fixo e firme.

Ter dente de leite na fase adulta é um problema?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. Isso porque cada caso é um caso. Há pessoas que podem passar toda a vida com alguns dentes de leite na boca, sem problema nenhum.

Já outros pacientes precisam de um tratamento odontológico intenso. O que determina o tratamento nesses casos são os problemas causados pelos dentes de leite em adultos.

Confira algumas das alterações mais comuns:

  • Mastigação: o dente de leite, como vimos, pode amolecer. Esse dente mole atrapalha a mastigação e a capacidade de mordida do paciente;
  • Estética: os dentes de leite afetam o sorriso, já que são visualmente infantis e diferentes dos dentes permanentes ao seu redor. Eles podem ser menores ou de um tom diferente, por exemplo.

O tratamento para adultos com dentes de leite

Há duas linhas de tratamento para esses casos, que podem ou não ser feitas em um mesmo paciente. Isso porque o tratamento varia de acordo com as necessidades desse paciente.

Assim, um paciente que tem problemas de mastigação (por conta do dente de leite amolecido) fará tratamento com implantes. O dente de leite será retirado e um implante será colocado, para que ele recupere a funcionalidade total da boca.

Já um paciente com o dente de leite fixo, mas que “estraga” o sorriso, irá fazer um tratamento estético que iguale os dentes. O uso de uma coroa dentária ou de uma lente de contato pode resolver o problema, em alguns casos.

No entanto, o paciente que enfrenta esses dois problemas (mastigação e estético) irá realizar um tratamento completo, visando ambas as áreas.

Dependendo do número de dentes de leite envolvidos e da necessidade de cada dente, o paciente pode contar com um tratamento integrado, com dentistas especializados em estática e implantodontia.

Como saber se preciso de tratamento?

A única forma de saber se você precisa ou não de tratamento é indo a um cirurgião-dentista e fazendo os exames. Apenas um profissional da área pode te indicar qual é o seu caso e a necessidade, ou não, de um tratamento.

Agora você já sabe tudo sobre o dente de leite em adulto! Lembramos que a melhor forma de prevenir doenças e ter diagnósticos precoces é indo regularmente ao dentista.

ACESSO RÁPIDO
    Ramiro Murad
    Ramiro Murad Saad Neto, cirurgião-dentista com registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 118151, é graduado pela UNIC e residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Possui habilitação em Harmonização Orofacial e também é gestor de clínicas e franquias odontológicas. Além disso, é integrante da equipe Bucomaxilofacial da Clínica da Villa, que está na Rua Eça de Queiroz, 467 - Vila Mariana, São Paulo - SP.

    Leia também