Craven Kurz renovou a odontologia com o aparelho lingual

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Ortodontista inovou nos procedimentos com aparelhos ortodônticos

A história da odontologia é repleta de nomes de personalidades que se aprofundaram nos estudos e propuseram inovações. Um deles é o de Craven Kurz.

Conheça a história de Craven Kurz e sua importância para a estética na ortodontia.

Craven Kurz é um ortodontista americano. Ele nasceu em Moose Jaw, Saskatchewan, no Canadá e se formou em odontologia pela McGill University, em Montreal.

Posteriormente, deu início ao seu trabalho junto a celebridades e famosos da televisão.

Para possibilitar o tratamento ortodôntico nesses pacientes, que não podiam ter sua estética comprometida, Kurz desenvolveu sua principal colaboração para a odontologia: a criação do aparelho lingual, no ano de 1975.

Com a popularização da técnica, Kurz se tornou presidente fundador da American Orthodontic Association Lingual.

Conheça a técnica do aparelho lingual

O aparelho lingual também pode ser chamado de aparelho ortodôntico invisível. Isso porque a técnica consiste em um aparelho ortodôntico que fica posicionado na parte de trás dos dentes.

Assim, tanto os braquetes, quanto o fio ortodôntico ficam totalmente escondidos e deixam de interferir na estética facial do paciente.

Mas, afinal, como funciona esse tipo de aparelho? Bom, a lógica de funcionamento do aparelho lingual é a mesma de um aparelho ortodôntico comum.

Isso significa que o método se utiliza de pressões mecânicas para promover uma melhora no alinhamento dentário do paciente.

Em alguns poucos casos, a utilização dessa técnica específica pode até mesmo agilizar o período de tratamento, chegando a sua finalização de maneira mais rápida do que os métodos tradicionais.

Isso acontece porque a distância entre os braquetes é menor, o que intensifica o resultado. Entre as vantagens de um tratamento com o aparelho dental lingual, podemos citar:

  • A óbvia vantagem a estética, devido à sua posição dentro da boca do paciente. Assim, a ferramenta não fica a mostra quando o paciente sorri ou fala;
  • Sua posição privilegiada também faz com que os efeitos do tratamento sejam vistos com mais clareza, inclusive pelo paciente. Esse fator é importante, uma vez que notar o avanço do tratamento estimula o paciente a continuá-lo;
  • O período de adaptação ao uso do aparelho é curto. Em geral, o paciente que tratado com esse método sente um período de incômodo na língua, pelo contato do órgão com os braquetes. Contudo, a boca tende a se acostumar com a presença do aparelho de forma rápida;
  • O posicionamento do aparelho não provoca dor ou eventuais machucados;
  • Ao contrário do que muitos podem pensar, sua posição não dificulta a higienização da cavidade oral. Contudo, é preciso ficar atento para manter a limpeza da boca em dia, com o uso de uma escova adequada e fio dental resistente.

Existem desvantagens para o aparelho lingual?

Não existem muitas desvantagens para o uso da ortodontia lingual.

Em geral, os riscos e precauções que devem ser tomados são os mesmos quando comparados aos de um paciente que faz uso do aparelho tradicional, seja ele fixo ou móvel.

Assim, é importante ressaltar que o paciente deve higienizar a cavidade bucal de forma adequada, além de tomar cuidados para não quebrar as peças do aparelho, evitando morder objetos e alimentos duros, por exemplo.

Em relação ao aparelho lingual, o que se destaca é o preço. Essa técnica costuma ser um pouco mais cara do que as demais.

Desse modo, cabe ao paciente optar ou não pelo uso do método desenvolvido pelo doutor Craven Kurz.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.