Corticotomia ajuda a acelerar tratamentos ortodônticos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A corticotomia evita alguma complicações periodontais comuns

Dentes desalinhados não são apenas esteticamente desagradáveis, como também acarretam outros problemas. Os tratamentos ortodônticos solucionam essa questão, mas de maneira bastante demorada. A corticotomia pode ajudar a acelerar o processo.

Na área da odontologia, diversas técnicas vêm sendo elaboradas para facilitar e ampliar os resultados de tratamentos, sendo a corticotomia uma delas.

Corticotomia é uma técnica ortodôntica que consiste na abertura de algumas linhas e pontos ao redor do dente que será movimentado. Assim, é possível que seja feita a remodelação do osso e da gengiva, acelerando o procedimento de tratamento ortodôntico.

Em geral, a relação entre corticotomia e tratamentos ortodônticos é benéfica.

O procedimento é considerado uma cirurgia simples e pouco invasiva, que atua apenas na porção cortical do osso alveolar. Para realizá-lo, é necessária apenas a aplicação de uma anestesia local.

Vantagens da corticotomia

Essa técnica é utilizada para acelerar os resultados dos tratamentos ortodônticos.

Em geral, um tratamento que se utiliza de aparelhos ortodônticos demora entre 20 e 24 meses para efetuar a correção.

Esses resultados dependem, ainda, de uma série de fatores, como a gravidade do problema e a qualidade dos hábitos seguidos pelo paciente durante o tratamento.

Contudo, o tempo de tratamento com aparelhos ortodônticos pode ser reduzido em até 4 meses através da cirurgia de corticotomia.

Além disso, também vem sendo testada como alternativa ao tratamento convencional e à cirurgia ortognática.

O procedimento ajuda evitar problemas comuns que surgem durante um tratamento ortodôntico.

Desse modo, a técnica de elimina determinadas complicações periodontais, como dificuldades relacionadas à erupção dentária ou ao crescimento ósseo.

Indicações da corticotomia

Além de acelerar o tratamento ortodôntico corretivo, a técnica também é útil para facilitar a execução de movimentos ortodônticos.

Ainda, pode ser utilizada pelos profissionais da odontologia na potencialização da correção de casos de más oclusões esqueléticas.

Desse modo, as corticotomias alveolares se mostram bastante eficiente em casos de:

  • Fechamento de mordidas abertas esqueléticas;
  • Otimização do tratamento de pacientes com fendas labiopalatais;
  • Tratamento de apinhamentos sem extração;
  • Extrusão de dentes que sofreram com anquilose;
  • Intrusão de dentes posteriores;
  • Retrações rápidas de caninos

Ortodontia Osteogenicamente Acelerada

A ortodontia osteogenicamente acelerada é um procedimento desenvolvido a partir da corticotomia.

Sua diferença para o procedimento comum é a aplicação de um enxerto ósseo reabsorvível nos cortes.

Esse enxerto permite, além da diminuição do período de tratamento, o aumento da distância da movimentação feita pelo dente.

Riscos no pós-operatório da corticotomia

Existem alguns riscos relacionados às corticotomias alveolares. Entre esses possíveis riscos estão casos de perda óssea.

Além disso, pode ocorrer o desenvolvimento de defeitos mais graves nos ossos. Em geral, esses defeitos estão mais suscetíveis a aparecer em casos nos quais a distância entre a raiz dos dentes é menor.

A diminuição da gengiva inserida também é um fator que pode afetar os pacientes que passem pelo procedimento.

Por isso é de extrema importância que, para a realização da cirurgia, um médico especializado e de confiança seja consultado.

Desse modo, o profissional da área da odontologia poderá analisar o caso e indicar a viabilidade de fazer uma corticotomia naquele paciente específico.

Yara Barreto

Yara Barreto

Formada em Odontologia pela Universidade de São Paulo (2008). Aluna de iniciação científica Pibic/Unicid da Universidade de São Paulo. Em 2009, concluiu estágio clínico em Ortodontia no Instituto Vellini, e em 2010, curso de planejamento Ortodôntico na Universidade Metodista. Concluiu em 2014 sua especialização em ortodontia e atua com ortodontia digital. Dentista na Odontoclinic e responsável técnica da OdontoImage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.