Coroa metalocerâmica é a melhor opção para o seu sorriso?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

O material usado na coroa muda o resultado estético e durabilidade do tratamento

Coroas dentárias são importantes em diversos tratamentos da implantodontia e podem ser encontradas em diversos materiais. Uma das mais conhecidas é a coroa metalocerâmica.

Por isso, nós decidimos dedicar todo um artigo apenas para essa coroa dentária. Confira o que é coroa metalocerâmica, seus benefícios, usos e restrições.

A coroa metalocerâmica é um tipo de coroa dentária que une os benefícios do metal e da cerâmica. Sua aplicação depende de uma retirada moderada da parte sadia do dente.

Benefícios da coroa metalocerâmica

A união do metal e da porcelana nessa coroa dentária é o maior benefício apresentado. Isso porque essa coroa tem os três pontos fortes desses materiais:

  1. A resistência: coroas de metal são extremamente resistentes a corrosão. Por isso, utilizar o metal como material base implica na maior durabilidade da coroa;
  2. Estética: a cerâmica (ou porcelana) é a maior aliada da estética. Os resultados são mais naturais e se encaixam com maior eficácia nos sorrisos dos pacientes. Por isso, ter esse material como base da coroa garante resultados estéticos mais satisfatórios;
  3. Aceitação: os dois materiais possuem uma excelente aceitação na boca e baixos índices de problemas com os dentes opostos ou vizinhos.

Outro benefício dessa coroa dental é o custo benefício. Seu preço se encaixa mais facilmente nos bolsos dos pacientes.

Quando a coroa metalocerâmica é usada?

A coroa de metal e cerâmica é indicada principalmente nos casos em que o tratamento é voltado para a estética e recuperação do sorriso.

Pacientes que precisam de coroas mais resistentes, mas sem abrir mão da estética, optam por essa coroa.

O custo benefício também faz com que esse tipo de coroa dentária seja bastante usada nos consultórios odontológicos de estética e de implantes.

Coroa metalocerâmica oferece riscos?

As coroas metalocerâmicas não oferecem riscos, mas podem ser contra-indicadas em alguns casos. Essas coroas necessitam de certo suporte dos dentes naturais.

Por isso, se os dentes estiverem muito comprometidos, essa coroa pode não ser utilizada.

Essa é a única contra-indicação do uso desse material. Do mais, a coroa de metal e porcelana é fortemente recomendada.

Outros tipos de coroa dentária

Com a tecnologia avançando, cada vez mais opções são oferecidas aos pacientes. Por isso, reunimos uma lista de coroas dentárias, de diferentes materiais, que são bastante usadas nos consultórios odontológicos. Confira:

  • Ouro: as coroas não são feitas com 100% de ouro. Há uma mistura de cobre e outros metais. Esse tipo é famoso por se destacar no sorriso e pelo material ser muito resistente. As desvantagens são o custo e a coloração nada discreta.
  • Ligas de metal: são feitas de metais que não são nobres, mas possuem extrema resistência à corrosão. Não causa problemas com os dentes opostos e possui boa aceitação. A cor do material é a maior desvantagem.
  • Cerâmica (ou porcelana): o material é o que mais se adapta a cor natural dos dentes, trazendo harmonia ao sorriso. É resistente, mas não é aconselhado para pacientes com mordidas fortes, com hábito de ranger os dentes ou bruxismo. Sua aplicação também depende da retirada de uma parte sadia do dente.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre a coroa metalocerâmica e as outras opções disponíveis no mercado. Só falta escolher a opção que melhor se encaixa no seu bolso e no seu sorriso!

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.