Cor dos lábios pode indicar problemas de saúde?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Dizendo muito sobre o nosso corpo e organismo, é preciso estar atento às mudanças

Muitas doenças, inclusive as cardiovasculares, podem ser indicadas a partir de sinais no nosso corpo. A cor dos lábios é um desses indicadores.

Dessa forma, é preciso estar atento a quaisquer mudanças repentinas e muito significativas que observar na cor dos lábios, podendo assim identificar problemas graves.

A cor dos lábios é um ótimo parâmetro para saber como está a nossa saúde. Com diferentes significados, dependendo da coloração que eles apresentam, pode indicar doenças variadas.

É importante verificar se, juntamento com essa mudança na coloração, outros sintomas estão associados.

Lábios Pálidos

Normalmente, o que costuma-se concluir quando os lábios estão esbranquiçados, é que esse seja então um sinal de anemia ou outras doenças cardíacas que prejudiquem a circulação do sangue.

Além disso, certas doenças pulmonares também podem se manifestar nesses casos. Normalmente, costumam ser do tipo que causam dificuldades de oxigenação no sangue.

Lábios Amarelados

É fácil notar quando não se está com a cor da boca saudável, não é? Pois bem, se os lábios ficarem amarelos, normalmente tem a ver com problemas relacionados ao fígado.

Lábios Roxos

O mais comum é que, nesse caso, não seja nada a se preocupar muito, principalmente porque, no frio, é algo comum de acontecer.

Isso ocorre por conta da diminuição da circulação periférica de sangue ou possíveis quedas bruscas na pressão. Cansaço e mal estar também podem ter uma relação com essa condição.

Por isso, a qualquer sinal procure um profissional da saúde para avaliar.

Diferente do roxo, caso os lábios estejam da cor rosa, está tudo certo! Na maioria das situações, indica que a saúde está em dia e sem nenhum problema acontecendo.

Lábios Escuros

Quando os lábios ficarem escuros, geralmente, é ocasionado por problemas de pigmentação. Ou seja, sem doenças relacionadas com os órgãos.

Dessa forma, existem sim alguns cuidados com os lábios para que esses não fiquem escuros. Ninguém quer ficar com uma aparência de boca manchada, certo?

Cuidado Com o Cigarro!

Esse é um dos principais causadores dos lábios escurecidos. A nicotina é uma das substâncias que consegue causar essa mudança na coloração atingindo a mucosa bucal.

O que costuma acontecer é que a aparência dos lábios fica acinzentada. Porém, é mais comum nos fumantes que carregam o hábito por muitos anos.

Dessa forma, talvez seja interessante eliminar o cigarro da rotina se reparar que seus lábios estão perdendo a coloração normal e isso te incomoda. Além é claro, de todos os outros benefícios que se livrar desse vício traz.

Beba Menos Café

É muito comum que as bebidas com pigmentos fortes, manchem não somente os dentes, mas afetem também a coloração da boca.

Muito chá preto, por exemplo, pode fazer com que os lábios que previamente eram rosados, agora tornem-se escuros e os dentes amarelados. O mesmo ocorre com o café.

Porém, ninguém está dizendo que é necessário abandonar aquele delicioso cafezinho. Apenas que, com um consumo exagerado, consequências costumam aparecer.

Cuidado com a Exposição ao Sol

Focar muito tempo com a pele exposta ao sol sem a devida proteção, pode sim ser uma das causas do escurecimento dos lábios.

Isso ocorre ainda com mais frequência devido a um agente que irá provocar o aumento da melanina na região dos lábios.

Dessa forma, o necessário para garantir que isso não irá acontecer com você, é por meio do uso de protetores e batons labiais com fator de proteção adequado, todos os dias.

Com todas essas dicas expondo o que significa a cor dos lábios, ficou fácil identificar se há ou não algum problema de saúde a partir da cor dos lábios, não é mesmo?

Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti
Silmara Alves Rozo Ducatti é cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS). Possui registro no Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP) nº 121811 e integra a equipe odontológica da RD Design Oral, que fica na Alameda Grajaú, 98 - sala 1207 - Alphaville, Barueri - SP.

One Reply to “Cor dos lábios pode indicar problemas de saúde?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio
Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.
Agende uma consulta
Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

Simpatio 2021 © - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.

Os conteúdos da Simpatio são escritos por jornalistas e possuem a supervisão e a aprovação de dentistas e de profissionais de saúde parceiros.