Côndilo mandibular é essencial para a movimentação bucal

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Côndilo é essencial para o funcionamento da articulação temporomandibular

Para o completo funcionamento da nossa boca, diversas estruturas entram em movimento. O côndilo mandibular é uma delas.

Você conhece a função do côndilo mandibular?

Côndilo mandibular é a região da extremidade do osso da mandíbula que está diretamente ligada com o bom funcionamento da articulação temporomandibular.

A articulação temporomandibular (ATM) é responsável por fazer a ligação maxilar ao osso temporal do crânio. Esse, por sua vez, fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça.

Essa articulação é extremamente flexível e encarregada de realizar todos os movimentos da mandíbula ou seja, para frente, para trás e para os lados.

Qualquer tipo de disfunção na ATM recebe o nome de DTM e se manifesta através de fortes dores ou deslocamento dos ossos envolvidos.

Características do côndilo mandibular

Em geral, a cabeça da mandíbula tem como principal característica o seu formato ósseo arredondado. Além disso, ele apresenta uma superfície superior oval e biconvexa no plano axial.

Outra característica relacionada à essa parte do osso mandibular é a sua dimensão lateral em menor tamanho quando comparada à sua dimensão frontal.

As terminações dessas dimensões recebem o nome de pólos lateral ou medial. Contudo, as formas da morfologia condilar podem variar de acordo com certas características individuais. São elas:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Padrão da face e sua carga funcional;
  • Se a pessoa conta com algum tipo de má oclusão.

Além disso, alterações nessa parte do osso são mais comuns na terceira idade. Isso porque é nessa fase da vida que se iniciam os processos de degeneração articular.

Funções do côndilo mandibular

O côndilo auxilia na movimentação da cavidade oral, se movendo para frente quando a boca se abre e voltando ao local de origem quando ela se fecha.

Além disso, essa região também atua como um local de crescimento adaptativo.

Problemas relacionados ao côndilo mandibular

Quando a movimentação da cabeça da mandíbula é demasiada ou exagerada, acontece um deslocamento na ATM.

Desse modo, o côndilo fica impedido de voltar à sua posição de origem, causando uma trava para a movimentação oral da pessoa.

Isso significa que o indivíduo sofrerá com grande desconforto, além de não conseguir fechar a boca.

Para diagnosticar problemas relacionados ao côndilo da mandíbula, o profissional da odontologia realizará exames radiográficos e analisará a posição mandibular.

Outro dos possíveis problemas que afetam essa estrutura é o aparecimento de fraturas.

Tratamentos para o côndilo mandibular

Quando ocorre uma fratura no côndilo, o tipo de tratamento escolhido pelo profissional dependerá de sua gravidade e das alterações funcionais provocadas pela fratura.

Desse modo, o tratamento pode ser cirúrgico, fisioterápico ou um bloqueio maxilo-mandibular.

Já em casos de deslocamento do côndilo, o profissional da odontologia pode propor um tratamento com placas que visam reprogramar a musculatura.

Contudo, em casos mais graves, haverá a necessidade de uma intervenção cirúrgica. Essa intervenção pode consistir, por exemplo, na fixação do côndilo com fios cirúrgicos.

Além disso, é recomendado que o paciente siga uma dieta sem alimentos sólidos por semanas após a realização do procedimento. Isso porque o ato de mastigar coisas muito duras por provocar o desgaste mandibular.

É importante que o paciente procure assistência médica nos primeiros indícios de problemas relacionados ao côndilo mandibular ou à articulação temporomandibular. O profissional pode tanto ser um médico dentista quanto um cirurgião bucomaxilar.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.