Condicionamento ácido é importante em restaurações

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui como os profissionais da área odontológica realizam a técnica de condicionamento ácido

Ter um sorriso bonito e agradável é o sonho de muitas pessoas. Por isso, algumas delas passam por procedimentos como as restaurações dentárias. No entanto, é preciso realizar o condicionamento ácido para garantir o sorriso saudável.

Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento de condicionamento ácido. Mas, afinal, o que é ele?

O condicionamento ácido é um procedimento odontológico realizado para aderir os materiais restauradores às estruturas dentárias.

Indicações para o procedimento

A técnica de condicionamento ácido em odontologia é indicada para os pacientes que passaram pela restauração dentária.

É um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou uma cárie. Ela permite que o dente ganhe de volta a sua forma natural, a sua função, seu alinhamento e a sua estética.

Os materiais mais utilizados na restauração dentária são: porcelana, ouro e resina composta.

Além disso, é importante que o profissional realize o procedimento. Isso porque existem riscos caso não ocorra a realização do condicionamento.

Um risco é a infiltração marginal. A infiltração corresponde a passagem de fluídos da boca para o interior do dente por meio do material restaurador.

Além disso, a descoloração marginal, manifestação da cárie e problemas na polpa dentária são outros riscos que o paciente corre caso não passe pela técnica de condicionamento.

Isso tudo ocorre por causa do problema de adesão. E, como já vimos, o condicionamento é o caminho para reverter esse problema e garantir a adesão.

Como o condicionamento ácido é realizado?

Existem dois tipos de condicionamento: parcial e total. O parcial foi o primeiro procedimento a ser realizado e só depois que começaram a realizar o total. Eles se diferem em:

  • Condicionamento ácido parcial: também conhecido como condicionamento ácido do esmalte, é um procedimento realizado apenas no esmalte; e
  • Condicionamento ácido total: procedimento realizado no esmalte e na dentina.

O profissional avalia o seu quadro clínico para estabelecer qual dos procedimentos é o mais indicado. No entanto, o condicionamento ácido total na odontologia não é muito recomendado.

Isso porque esse procedimento gera muitos erros, já que a dentina é histologicamente diferente do esmalte.

Por isso, o condicionamento parcial é o mais realizado. Mas como ele é feito?

No procedimento, os profissionais podem usar os condicionadores ácido em forma de gel ou em solução. O ácido fosfórico 37 é o condicionador mais usado na área odontológica.

Assim, o profissional aplica o condicionador nos dentes restaurados. Durante o período de aplicação, o condicionador consegue retirar cerca de 10 µm da superfície do esmalte.

Com isso, poros de 5 à 50 µm de profundidade são criados. Tudo ajuda no processo de adesão.

Após o período de aplicação adequado, o profissional remove o condicionador. Depois, é preciso fazer uma lavagem de cerca de 15 segundos.

Para finalizar, o profissional realiza a secagem dos dentes que passaram pelo procedimento. Com isso, a adesão do material restaurador no dente é completada.

Por isso, o condicionamento ácido é realizado para garantir dentes bonitos e saudáveis.

Rodrigo Venticinque

Rodrigo Venticinque

Graduado pela Universidade de Santo Amaro (UNISA) e especialista em Prótese e Reabilitação Oral Integrativa, Biofísica Quântica, Biorressonância Aplicada e Ortomolecular. Pós-graduado em Estética Dental e Reabilitação Oral, com certificação em Remoção Segura da Amálgama e Odontologia Biológica pela Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia. Professor da pós-graduação em Biofísica e Ortobiomolecular da QuantumBio. Também atua nas áreas de Ozonioterapia, Odontologia Sistêmica, Sedação Consciente com Óxido Nitroso e Hipnose. Diretor da clínica Venticinque Odontologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2018

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.