Compressa absorvente de saliva é material odontológico inovador

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Confira aqui a importância da compressa absorvente de saliva na área da odontologia

Durante os procedimentos odontológicos, é normal que as glândulas continuem produzindo saliva. Se produzida em excesso, pode interferir nos tratamentos. Pensando nisso, foi criada a compressa absorvente de saliva.

Ela é um novo produto no mercado que foi impulsionado graças às inovações científicas e tecnológicas. Mas, afinal, o que é a compressa absorvente de saliva?

Compressa absorvente de saliva é um material odontológico. Ela é usada para absorver a saliva produzida pelas sublinguais e submandibulares durante os procedimentos odontológicos.

A compressa também é conhecida como almofada absorvente. Neste artigo iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o uso da compressa absorvente de saliva. Vamos começar?

Material odontológico novo no mercado

Muitos dentistas não sabem, mas a compressa foi lançada em 2016. O produto foi apresentado durante a Conferência Internacional de Odontologia e Exposição Dental (UAE), em Dubai.

A compressa inovou diante do cenário de absorventes salivares. No Brasil, são vendidos absorventes salivares que custam cerca de R$120,00.

Benefícios da compressa absorvente de saliva

A compressa permite que o dentista tenha uma visualização melhor da boca do paciente. Além disso, o manuseio dos instrumentos dentro da boca fica mais fácil e eficiente.

Mas a compressa que absorve a saliva também traz benefício para os pacientes. Na maioria dos casos, os pacientes precisam ficar de boca aberta, deitados e engolir a saliva pode se tornar um problema.

Por isso, que com o absorvente, o paciente não fica incomodado com o excesso de saliva na boca. Assim, o procedimento fica mais tranquilo.

Como otimizar ainda mais meu atendimento?

Além do uso da compressa, o dentista pode usar o ejetor de saliva. Com o uso dos dois materiais, a sucção da saliva fica mais eficiente e assim, o procedimento odontológico tem resultados mais positivos.

Perigos da falta de saliva

Durante o procedimento e antes de colocar a compressa, caso você perceba que o seu paciente não produz saliva da forma adequada, é bom examinar com cuidado o quadro clínico dele.

Isso porque a falta de saliva pode indicar problemas no funcionamento das glândulas salivares. E entre algumas alterações bucais desenvolvidas pelo mau funcionamento das glândulas estão:

  • Boca seca (xerostomia);
  • Lábios rachados e secos;
  • Feridas ao redor da boca;
  • Mau hálito;
  • Garganta seca; e
  • Dificuldades para engolir ou para falar.

Os tratamentos para essa condição são bastante simples e incluem melhorar os hábitos de higiene bucal, com escovações recorrentes e adequadas, além de aumentar a ingestão de água.

Caso o mau funcionamento esteja associado ao uso de algum medicamento, o profissional deve analisar o caso e, se possível, receitar outro remédio.

Ainda, se as medidas anteriores não funcionarem, é recomendado utilizar salivas artificiais para eliminar o desconforto. As salivas artificiais são compostos sintéticos aplicados diretamente na cavidade oral.

Por fim, avise para o paciente da importância de fazer visitas regulares ao dentista. Isso porque com o simples uso da compressa absorvente de saliva, o dentista consegue avaliar a saúde bucal e a higienização.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.