Comer gelo pode danificar os dentes de maneira irreversível

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda o motivo pelo qual diversas pessoas mastigam gelo

Seja para se refrescar ou realizada como uma ação compulsiva durante o dia, muitas pessoas adotam o hábito de comer gelo no decorrer de suas vidas.

Você já parou para pensar que este costume pode ter implicações em sua saúde? Por isso, no decorrer deste artigo iremos discutir as consequências do hábito de comer gelo em nosso organismo.

Comer gelo é uma ação prazerosa e refrescante para muitas pessoas. Algumas delas inclusive recorrem ao gelo flavorizado, congelando algum suco, chá ou até mesmo café.

Comer gelo traz prejuízos?

Segundo estudos, o hábito de mastigar gelo representa perigo para os dentes e para as gengivas.

A explicação é que a ação coloca uma pressão desproporcional nos dentes, trazendo assim o risco de desgastar o esmalte dentário.

O resultado não poderia ser outro. O paciente sofre risco de craqueamento (quebra) ou raspagem (lasca) dos dentes. Mas o pior é que não para por aí. Os dentes ainda podem tornar-se fracos e sensíveis.

Vale destacar que quanto maior for a quantidade de gelo que uma pessoa ingerir e mastigar, maior será o dano que ela causará em seus dentes. E o pior de tudo é que esses danos podem ser permanentes.

Assim, podem ser necessários procedimentos bastante agressivos e invasivos para tratar o problema. Estes, apesar de resolverem a questão estética, muitas vezes acabam deixando os dentes mais frágeis que em sua forma original.

Em relação às gengivas, o perigo reside na possibilidade de que um pedaço especialmente afiado de uma pedra de gelo acabe perfurando-as.

Desse modo, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica, como a realização de pontos na região. Caso contrário, a área pode ficar extremamente exposta, estando sujeita a infecção por diversas bactérias presentes em nossa boca.

O hábito tem algum benefício?

Não. A verdade é que o maior benefício da modalidade é, de certa maneira, hidratar a pessoa que possui o hábito de chupar gelo.

E ainda que a pessoa fique hidratada, o ideal é que a procedência da água utilizada para fazer o gelo seja verificada. Ela sempre deve ser tratada e potável.

Além disso, quando colocamos os pós e contras na balança, é possível observar que de uma maneira geral o ato tende apenas a prejudicar as pessoas, uma vez que você pode se hidratar consumindo água em seu estado líquido.

Então porque as pessoas comem gelo?

Pode parecer bastante estranho, mas muitas pessoas comem gelo por compulsão. Sim, isso é possível!

Às vezes é uma característica que pode aparecer em pessoas ansiosas. Contudo, essa vontade incessante pode indicar algo bem diferente, como anemia.

Causada pela deficiência de ferro no sangue, a anemia pode ser diagnosticada através do exame clínico ou análise sanguínea.

Além disso, a condição pode ser observada em pessoas com distúrbios de desenvolvimento, mas também pode acometer principalmente crianças e, em alguns casos, adultos.

Uma de suas características é o desejo por itens não alimentares como o gelo, além de objetos como tinta, sujeira, argila, giz, sabão em barra e areia.

Isso é extremamente perigoso porque esses costumes – com exceção do hábito de comer gelo, que é basicamente água – podem causar toxicidade e maiores complicações ao organismo.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.