Dentes fracos podem surgir por diferentes razões

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

A melhor forma de prevenir o enfraquecimento do dente é realizando visitas ao dentista

Fraturas e rachaduras sem causa aparente podem ser consequência dos dentes fracos. Infelizmente essa situação desagradável é mais comum do que imaginamos e pode ter diferentes causas.

Apesar de serem estruturas resistentes, os dentes podem enfraquecer quando há negligência da higiene bucal, ou por conta de doenças. Neste artigo, vamos listar algumas das razões mais comuns para dentes fracos.

Os dentes fracos podem acontecer em diferentes fases da vida, sendo mais comuns na infância e juventude. Eles podem causar rachaduras, fraturas ou até mesmo a merda total do dente.

Conheça algumas das complicações e doenças bucais que enfraquecem os dentes:

Bruxismo

O hábito de ranger e apertar os dentes é uma das razões mais comuns em casos de dentes enfraquecidos. O bruxismo é geralmente causado pelo estresse e pela ansiedade e pode levar até mesmo a perda total dos dentes.

O impacto que ocorre durante esse movimento involuntário durante o sono, provica quebras e fissuras nos dentes. Em alguns casos, essas rupturas só são notadas durante a mastigação.

Se você apresentar sintomas como dores na cabeça, nos dentes e na mandíbula, assim como inflamações repetidas da gengiva, procure a orientação de um dentista.

Na maioria dos casos, recomenda-se o uso de uma placa bucal de proteção durante o sono, diminuindo o impacto da mordedura.

Alimentação Inadequada

Você sabia que a deficiência de nutrientes pode ser a causa do enfraquecimento dos seus dentes?

Vitamina C e cálcio são algumas das substâncias importantes que provem da nossa alimentação, auxiliam na manutenção do sorriso e evitam o dente fraco.

Encontrada principalmente em frutas e vegetais, a vitamina C melhora o funcionamento do sistema imunológico, tem propriedades antioxidantes e sua insuficiência prejudica também o sistema bucal.

Já o cálcio é um dos nutrientes mais importantes na formação de dentes e ossos. Para garantir o consumo de cálcio necessário, invista em peixes , verduras cruas, grãos, além do leite e seus derivados.

Outro hábito alimentar bastante prejudicial é o consumo excessivo de bebidas cítricas e alimentos que contenham muitos açúcares. Eles desgastam o esmalte dentários e fragilizam os dentes.

Cáries

A cárie dental é o verdadeiro vilão da saúde bucal. Muito comum, esse problema afeta a estrutura dos dentes e causa quebras ou perdas totais da dentição.

Adotar uma higiene bucal adequada, escovar os dentes diariamente, fazer uso do fio dental e realizar visitas ao dentista são algumas das maneiras de evitar o desenvolvimento de cáries.

Negligência com as restaurações

Se você possui restaurações nos dentes, não deixe de visitar regularmente seu dentista de confiança. A falta de acompanhamento pode acabar tornando seus dentes fracos.

Isso porque, podem ocorrer fissuras e outros problemas nas restaurações, causando cáries e doenças bucais. As restaurações também podem cair ou quebrar e contribuir para o enfraquecimento do dente.

Dentes tortos ou arcada desalinhada

Uma arcada desalinhada pode sobrecarregar a mordida e enfraquecer os dentes. Nesse caso, o tratamento ortodôntico realizado com o uso de aparelho dental, é a medida recomendada.

Para evitar os dentes fracos e qualquer complicação mais grave, não deixe de fazer visitas regulares ao dentista. Apenas o profissional é capaz de diagnosticar e prevenir certas patologias.

Juliana Peres

Juliana Peres

Graduada em Odontologia pela Universidade Cidade de São Paulo. Pós-graduada em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pelo programa de residência profissional do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos. Conhecimento na área de cirurgia oral menor e maior. Residente em cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial no Complexo Hospitalar Padre Bento durante 3 anos e responsável pelo atendimento de pacientes na área de clínico geral, cirurgias orais e harmonização orofacial em diferentes clínicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.