Clonixinato de lisina é indicado em diversos tratamentos

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Assim como outros medicamentos, também pode ser prescrito por dentistas em certas ocasiões

Ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo? O clonixinato de lisina faz parte do grupo de remédios que auxiliam nesses momentos.

O clonixinato de lisina alivia desconfortos como dores de cabeça, dores musculares e até mesmo pós-traumáticas. Além disso, também é indicado para melhorar a dor resultado de ferimentos graves.

O Clonixinato de Lisina é um fármaco da categoria dos anti-inflamatórios não esteroides que tem como sua ação predominante analgesia.Ou seja, o alívio da dor.

Quais as Contraindicações do Uso de Clonixinato de Lisina?

Assim como a maioria dos remédios prescritos somente por profissionais da saúde, o clonixinato de lisina também exige cuidados. São eles:

  • Em antecedentes de asma ou espasmo dos brônquios;
  • Paciente que já tiveram pólipos nasais;
  • Apresentem reações alérgicas ou urticária causados pela aplicação de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides;
  • Pacientes com úlcera péptica ativa;
  • Pacientes com grande tendência a apresentar hemorragias digestivas;
  • Mulheres em período de amamentação;
  • Hipersensibilidade ao Clonixinato de Lisina ou  qualquer outro componente da fórmula da substância ativa;

O uso deste medicamento é contraindicado principalmente para mulheres que estejam amamentando, assim como para os menores de 10 anos. Além, é claro, sem prescrição médica.

Como Fazer o Uso do Medicamento?

O uso irá depender das características e necessidades de cada paciente. Porém, algumas regras e recomendações são gerais independente do caso:

  1. Os comprimidos devem ser tomados inteiros, sem mastigar e com ajuda de um líquido;
  2. A dose máxima diária é de seis comprimidos;
  3. A duração do tratamento com Clonixinato de Lisina irá depender do tipo de dor, da sua intensidade e da evolução da doença;
  4. Caso a dor persista por mais de 10 dias ou apareçam ainda outros sintomas, a situação clínica deverá ser reavaliada por um profissional da área.

Principais Benefícios do Clonixinato de Lisina

O principal princípio ativo de sua composição é a Lisina, um componente muito benéfico em diversas questões. Seus benefícios que mais aparecem no tratamento, são:

  • Promove crescimento e desenvolvimento natural ao aumentar a produção de colágeno;
  • Ajuda na produção de proteínas, como enzimas, anticorpos e hormônios;
  • Ajuda a transformar ácidos graxos em energia, auxiliando na perda de peso;
  • Promove a saúde da pele ao aumentar a produção de colágeno;
  • Pode ser usada contra infecções virais;
  • Alivia também enxaquecas e outros tipos de dor e inflamação;
  • Quando ingerida juntamento com a vitamina C, pode diminuir dores no peito relacionadas a doenças cardíacas.

Qual a Relação de Uso do Clonixinato de Lisina na Odontologia?

Assim como o paracetamol, o medicamento é muito utilizado por cirurgiões-dentistas para amenizar e aliviar dores de seus pacientes após os tratamentos.

É fundamental para alívio da dor pós-exodontia, que é um processo que costuma envolver inflamações e reacionais e, logo, apresenta um pós-operatório com dor.

Comparando o clonixinato de lisina com o paracetamol na dor pós-operatória de procedimentos dentários, não existem diferenças gritantes entre os dois.

Porém, um destaque e qualidade do clonixinato de lisina é que este pode ser administrado por via oral, e possui então uma excelente tolerância biológica, com baixa incidência de efeitos colaterais no tratamento de síndromes dolorosas, como exemplo dor renal, neurogênica, dor de dente e migrânea.

Silmara Alves Rozo Ducatti

Silmara Alves Rozo Ducatti

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e especialista em Ortodontia pelo Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.