Assim como outros medicamentos, também pode ser prescrito por dentistas em certas ocasiões
Ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo? O clonixinato de lisina faz parte do grupo de remédios que auxiliam nesses momentos.
O clonixinato de lisina alivia desconfortos como dores de cabeça, dores musculares e até mesmo pós-traumáticas. Além disso, também é indicado para melhorar a dor resultado de ferimentos graves.
O Clonixinato de Lisina é um fármaco da categoria dos anti-inflamatórios não esteroides que tem como sua ação predominante analgesia.Ou seja, o alívio da dor.
Quais as Contraindicações do Uso de Clonixinato de Lisina?
Assim como a maioria dos remédios prescritos somente por profissionais da saúde, o clonixinato de lisina também exige cuidados. São eles:
- Em antecedentes de asma ou espasmo dos brônquios;
- Paciente que já tiveram pólipos nasais;
- Apresentem reações alérgicas ou urticária causados pela aplicação de ácido acetilsalicílico ou outros anti-inflamatórios não esteroides;
- Pacientes com úlcera péptica ativa;
- Pacientes com grande tendência a apresentar hemorragias digestivas;
- Mulheres em período de amamentação;
- Hipersensibilidade ao Clonixinato de Lisina ou qualquer outro componente da fórmula da substância ativa;
O uso deste medicamento é contraindicado principalmente para mulheres que estejam amamentando, assim como para os menores de 10 anos. Além, é claro, sem prescrição médica.
Como Fazer o Uso do Medicamento?
O uso irá depender das características e necessidades de cada paciente. Porém, algumas regras e recomendações são gerais independente do caso:
- Os comprimidos devem ser tomados inteiros, sem mastigar e com ajuda de um líquido;
- A dose máxima diária é de seis comprimidos;
- A duração do tratamento com Clonixinato de Lisina irá depender do tipo de dor, da sua intensidade e da evolução da doença;
- Caso a dor persista por mais de 10 dias ou apareçam ainda outros sintomas, a situação clínica deverá ser reavaliada por um profissional da área.
Principais Benefícios do Clonixinato de Lisina
O principal princípio ativo de sua composição é a Lisina, um componente muito benéfico em diversas questões. Seus benefícios que mais aparecem no tratamento, são:
- Promove crescimento e desenvolvimento natural ao aumentar a produção de colágeno;
- Ajuda na produção de proteínas, como enzimas, anticorpos e hormônios;
- Ajuda a transformar ácidos graxos em energia, auxiliando na perda de peso;
- Promove a saúde da pele ao aumentar a produção de colágeno;
- Pode ser usada contra infecções virais;
- Alivia também enxaquecas e outros tipos de dor e inflamação;
- Quando ingerida juntamento com a vitamina C, pode diminuir dores no peito relacionadas a doenças cardíacas.
Qual a Relação de Uso do Clonixinato de Lisina na Odontologia?
Assim como o paracetamol, o medicamento é muito utilizado por cirurgiões-dentistas para amenizar e aliviar dores de seus pacientes após os tratamentos.
É fundamental para alívio da dor pós-exodontia, que é um processo que costuma envolver inflamações e reacionais e, logo, apresenta um pós-operatório com dor.
Comparando o clonixinato de lisina com o paracetamol na dor pós-operatória de procedimentos dentários, não existem diferenças gritantes entre os dois.
Porém, um destaque e qualidade do clonixinato de lisina é que este pode ser administrado por via oral, e possui então uma excelente tolerância biológica, com baixa incidência de efeitos colaterais no tratamento de síndromes dolorosas, como exemplo dor renal, neurogênica, dor de dente e migrânea.