Classificação de Vertucci: qual a importância na odontologia?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Essa classificação é a base de diversos estudos e pesquisas sobre anatomia interna dos dentes

Estudar as estruturas dos dentes, seus nomes e características é um caminho que toda pessoa que deseja se tornar um profissional da odontologia irá passar. Provavelmente vai esbarrar então com a classificação de Vertucci.

Entender a importância dessa classificação de Vertucci pode facilitar ainda em procedimentos que envolvem os canais radiculares e muito mais.

Classificação de Vertucci, criada em 1984 levou 2400 dentes permanentes de todos os grupos dentários à diafanização e elaborou uma classificação para enquadrar os tipos anatômicos encontrados.

Ainda hoje é extremamente utilizada nos estudos de anatomia dental interna, sejam em estudos teóricos ou em casos práticos.

Categorias da Classificação de Vertucci

Essa classificação pode ser dividida em oito tipos. Assim, todos eles envolvem então diferentes características e casos específicos. Vamos entender melhor sobre cada um deles?

  1. Um único canal estende-se a partir da câmara pulpar para o ápice;
  2. Dois canais separados deixam a câmara pulpar e unem-se no ápice para formar uma canal;
  3. Um canal deixa a câmara pulpar, se divide em dois dentro da raiz, e em seguida, se transforma em um canal;
  4. Dois canais separados e distintos estendem-se da câmara pulpar até o ápice;
  5. Um canal deixa a câmara pulpar e se divide aquém do ápice em dois canais distintos com forame apical separado;
  6. Dois canais separados deixam câmara pulpar, fundem-se no corpo da raiz, e se dividem no ápice para sair como dois canais distintos
  7. Um canal deixa a câmara pulpar, e em seguida divide-se e reencontra-se dentro do corpo da raiz. Depois divide-se em dois canais curtos e distintos no ápice;
  8. Três canais separados e distintos estendem-se desde a câmara pulpar com o ápice.

Dessa forma, é importante entender então que cada uma dessas etapas é essencial e fizeram parte de toda a teoria por trás dessa tão conhecida classificação.

Anatomia dos Sistemas de Canais Radiculares

Para entendermos melhor sobre as teorias de Vertucci e o que essa classificação abrange, é importante saber algumas características da anatomia dental.

Uma das estruturas que a classificação estuda é a câmara pulpar. Esta é principalmente o compartimento de tecido conjuntivo vascularizado e inervado que se encontra no meio do dente e está envolvido pela dentina.

Dessa forma, o número de faces que compõe essa estrutura irá depender então do número de canais que o dente possui, além de ser levado em conto o grupo dental a que ele pertence.

Dessa forma, a câmara pulpar dos incisivos e caninos portadores de apenas um canal tem 5 paredes:

  • Mesial;
  • Distal;
  • Vestibular;
  • Lingual ou palatina;
  • Incisal, também conhecida como o teto da câmara pulpar.

Canais Radiculares e a Classificação de Vertucci

São diversas as possibilidades de fatores que influenciam diretamente na configuração anatômica dos canais radiculares.

Dessa forma, normalmente se é levado em consideração o sexo, idade, raça e etnia, principalmente. É por isso então que esse método de análise atua.

Ele entra buscando quantificar o número de raízes de cada dente, classificando a morfologia.

Assim, a relação que a classificação de Vertucci tem com o canal radicular é a de verificar a influência do sexo e idade na anatomia interna e determinar a ocorrência de assimetria anatômica bilateral.

Ramiro Murad Saad Neto

Ramiro Murad Saad Neto

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela UNIC. Gestor de clínicas odontológicas e franquias. Residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial Facial no Sindicato dos Odontologistas de São Paulo (SOESP - SP). Habilitação em Harmonização Orofacial e integrante da equipe Bucomaxilofacial Dr. Carlos Eduardo Xavier na Clínica da Villa, em São Paulo. CRO - 118151

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!