Claritromicina é alternativa para doenças periodontais

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Entenda tudo sobre essa substância antibacteriana utilizada na odontologia

Você conhece a claritromicina? A substância pode ser facilmente encontrada nas farmácias, na forma oral ou injetável.

O uso oral ocorre por meio de comprimidos, que geralmente possuem entre 250 e 500 mg. Já a administração da claritromicina em sua forma injetável ocorre por meio de uma solução formada por água e pó.

Claritromicina é uma substância antibacteriana indicada para o tratamento de infecções das vias aéreas superiores e inferiores e também de infecções de pele e tecidos moles.

Como a claritromicina é utilizada na odontologia?

Por possuir alta propriedade antibacteriana, a claritromicina na odontologia é utilizada principalmente no combate de anomalias provocadas por contaminações.

Entre essas contaminações, é possível citar a doença periodontal. Trata-se de uma patologia que ataca da gengiva até o osso alveolar e pode ser dividida em três fases, da mais leve até a mais grave. São elas:

  • Gengivite – apresenta sinais mais brandos da doença, como gengiva inchada e vermelhidão;
  • Periodontite – os sinais começam a ficar mais fortes e o acometido pode apresentar dentes moles ou pouco firmes na arcada dentária;
  • Periodontite avançada – trata-se de uma situação bastante grave, onde o paciente, além de apresentar todos os sintomas anteriores, pode sofrer com quedas de dentes.

A periodontite é causada majoritariamente por bactérias que se acumulam e se desenvolvem na boca por conta da falta de higienização adequada. Portanto, as doenças são evitáveis.

Entretanto, quando o paciente já apresenta os sintomas e a doença já está bastante desenvolvida, é possível que seja realizado um tratamento à base de claritromicina.

A substância pode combater as bactérias maléficas presentes nos tecidos moles, proporcionando uma notável melhora no quadro da doença.

Como se prevenir contra doenças periodontais

Quando falamos das doenças periodontais, a melhor forma de prevenção é a higienização bucal bem feita. Assim, algumas dicas podem te ajudar nesse processo, como por exemplo:

  • Comprar escovas macias! Elas são as melhores para higienizar os dentes e não irritam as nossas gengivas;
  • Sempre utilizar o fio dental e enxaguante. Torne-os os seus melhores amigos! Não existe um bom cuidado bucal sem esses dois itens, por isso, os mantenha sempre por perto. Entretanto, é bom lembrar que estes itens não substituem a escovação e servem para complementá-la;
  • Tenha um kit de higiene sempre com você! O kit permite que você possa higienizar os dentes sempre que necessário e em qualquer lugar. Assim você evita imprevistos e não negligência a higiene bucal de maneira nenhuma;
  • Não exagere na escovação! O recomendado é que se escove três vezes ao dia. Se você fizer muitas refeições durante o dia, o melhor caminho é enxaguar a boca após cada refeição e usar o fio dental para limpar entre os dentes quando necessário. Como dissemos anteriormente, o exagero pode acabar irritam as gengivas, o que favorece o surgimento da doença periodontal.

Por fim e não menos importante, sempre consulte o seu dentista de confiança. Ele pode verificar como anda a sua escovação e observar possíveis anomalias bucais ainda não identificadas pelos pacientes.

Além disso, em caso de doença periodontal, ele pode elaborar a melhor estratégia para solucionar o problema, através de uma raspagem periodontal e administração de claritromicina.

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!

© All rights reserved

Simpatio 2020

As informações contidas neste site têm como objetivo único informar. A Simpatio tem o compromisso de estimular, e nunca substituir, as relações entre dentistas e pacientes. Sempre deixamos isso muito claro nos textos e na comunicação com nossos leitores. É fundamental que o paciente, ao notar qualquer alteração em sua saúde bucal, consulte seu dentista de confiança. Cada indivíduo requer um tratamento personalizado.