Chiclete sem açúcar também prejudica a saúde dos dentes?

Share on facebook
Compartilhe
Share on twitter
Tweet Isso
Share on linkedin
Compartilhe

Chiclete sem açúcar pode auxiliar na produção de saliva. Saiba mais!

Todo mundo já ouviu a famosa frase “chiclete dá cáries nos dentes”, certo? De fato, alguns chicletes podem tirar o cálcio dos dentes e realmente causar cáries. Mas será que todo tipo de chiclete faz mal a saúde bucal? E o chiclete sem açúcar?

Como sabemos, um dos maiores vilões dos dentes, o que propicia a incidência de inúmeras patologias bucais, como a placa bacteriana, a gengivite e, especialmente a cárie, é o açúcar. Mas será que o chiclete sem açúcar é a solução para quem não deixa a goma de mascar de lado?

O chiclete sem açúcar nada mais é que a tradicional goma de mascar sem a inclusão do açúcar da cana em sua fabricação. Para provocar o sabor adocicado a goma contém um adoçante conhecido como “xilitol”.

Afinal, o Chiclete Sem Açúcar Faz Mal a Saúde ou Não?

A resposta é: depende! Se a sua preocupação é a cárie, mascar chicletes sem açúcar pode ser uma ótima solução.

O açúcar é uma das principais fontes de nutrientes das bactérias existentes na boca, por isso é tão perigoso para a saúde dos dentes.

Quando comemos alimentos açucarados, sejam eles refinados, processados ou em forma de carboidratos, as bactérias que vivem naturalmente na cavidade oral se alimentam desses açucares.

Dessa forma, esses microrganismos produzem ácidos que, pouco a pouco, podem dissolver o esmalte dos dentes, causando as cáries.

No caso do chiclete com açúcar, a goma costuma ficar por longos períodos em contato com os dentes, aumentando a incidência do problema bucal.

Mas as cáries não são o único problema proveniente do consumo do açúcar. Quando os esses microrganismos são nutridos, tendem a proliferar na cavidade oral, formando a famosa placa bacteriana.

Se não tratada, a placa bacteriana pode causar as doenças periodontais e o cálculo dental – mais conhecido como tártaro.

Portanto, o chiclete sem açúcar não possui o mesmo efeito que o o chiclete com açúcar tem sobre os dentes, sendo, sim, mais seguro quando se trata da prevenção das doenças orais.

Entretanto, mascar chiclete sem açúcar também pode ter seus malefícios, especialmente se houver exageros.

Isso porque o consumo exagerado e a mastigação por período prolongado pode causar problemas na mandíbula devido os movimentos repetitivos.

Dessa forma, ocorre o sobrecarregamento da articulação temporomandibular (ATM) – responsável pelo movimento de abertura e fechamento da boca – levando a microtrauma, dores orofaciais e dores de cabeça.

Assim, é preciso ter moderação ao mascar esses chicletes saudáveis, especialmente crianças pequenas, portadores de gastrite ou da disfunção temporomandibular, a DTM.

Mascar Chiclete Sem Açúcar Pode Trazer Algum Benefício?

Além de prevenir as cáries e outras patologias bucais, podem existir outras vantagens do chiclete sem açúcar.

Por exemplo, a goma de mascar sem açúcar pode se apresentar uma ótima opção como um chiclete para diabético.

Além disso, o ato de mascar chiclete também pode ser eficaz no estímulo da produção salivar. Mas como isso pode ser útil?

A saliva possui extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre suas principais funções podemos destacar:

  • Lubrificação dos alimentos, facilitando a mastigação e a deglutição;
  • Proteção da boca contra vírus e bactérias;
  • Umidificação da cavidade bucal;
  • Diminuição da permeabilidade dos dentes, além de aumentar a dureza dos dentes e a resistência do seu esmalte, evitando o aparecimento de cáries;
  • Diluição dos ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na cavidade oral; e
  • Limpeza dos dentes.

De acordo com um estudo publicado no British Dental Journal, mascar chiclete sem açúcar pode reduzir a sensibilidade dos dentes pós clareamento dental.

Os pesquisadores apontam a o aumento salivar como a provável causa desse efeito.

Não podemos esquecer, é claro, de um dos benefícios mais conhecidos por quem masca chicletes, o hálito refrescante.

No entanto, vale lembrar que o chiclete jamais pode substituir uma boa escovação para a manutenção do hálito.

Por fim, concluímos aqui que, o que realmente pode prejudicar a saúde dos dentes é necessariamente o açúcar, e não a goma em si.

Por isso, se você não consegue ficar sem longe dessas guloseimas, o chiclete sem açúcar pode ser uma ótima solução.

Como Saber se o Chiclete é Mesmo Sem Açúcar?

Nós sabemos que nem sempre as alegações feitas nas embalagens de supermercados, especialmente as de menor visibilidade, são 100% verdadeiras.

A dica é procurar pelo componente “xilitol” nas fórmulas, o adoçante que substitui os açucares nas balas e chicletes.

Você também pode buscar pelo selo “ADA” na embalagem, trata-se de uma garantia de que as informações feitas nas embalagens pelas empresas associadas são de confiança.

Qual a Maneira Mais Eficaz de Prevenir as Cáries?

Agora que você já sabe que os benefícios do chiclete sem açúcar incluem a prevenção das cáries, é preciso lembrar!

Apesar de evitar seu aparecimento, somente mascar chicletes sem açúcar não é uma forma verdadeiramente eficaz de preveni-las.

Isso porque ao longo da nossa rotina diária consumimos diversos produtos que contém açúcares e podem propiciar o surgimento das cáries.

Portanto, a forma mais efetiva de prevenção é a boa e velha escovação. A higienização dos dentes é a única maneira de impedir o aparecimento das doenças orais, e não somente da cárie.

Vale lembrar que, ao escovar os dentes, o creme dental utilizado deve, necessariamente, conter flúor em sua composição, uma vez que o flúor é o principal inibidor da desmineralização dentária.

As consultas de rotina ao dentista também não devem ser esquecidas.

Nelas, seu dentista poderá realizar uma avaliação da situação dos seus dentes, bem como efetuar a aplicação manual do flúor nos dentes, a fim de fortalecer o esmalte dentário.

Essa aplicação deve ser realizada, em especial, nos grupos de risco para cárie, como:

  • Diabéticos;
  • Fumantes;
  • Gestantes;
  • Consumidores regulares de bebidas alcoólicas;
  • Dependentes químicos;
  • Crianças; e
  • Pessoas sem acesso à água fluoretada.

Se você se você pertence ao grupo de risco ou deseja saber sobre a necessidade de realizar a aplicação, consulte um dentista de confiança!

Gostou de saber que você pode mascar chiclete sem açúcar sem culpa? Agora é só caprichar na escovação dos dentes e frequentar o dentista a cada 3 meses, seu sorriso agradece!

Valdir de Oliveira

Valdir de Oliveira

Cirurgião-dentista graduado em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Sboom. Com especialização e mestrado em Implantodontia, habilitação em Harmonização Orofacial e Anatomia da Face. Professor nas áreas de Cirurgia Bucomaxilo Facial e Harmonização Orofacial. Voluntário há mais de 20 anos na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais - ADRA Brasil.

Compartilhe sua opinião

Sobre a Simpatio

Somos dedicados em criar conteúdo de qualidade e informativo. Nossa missão é informar pacientes, dentistas e clínicas provendo conteúdos altamente relevantes sobre odontologia e saúde bucal gratuitamente.

Agende uma consulta

Precisando de algum tipo de ajuda ou apoio relacionado a sua saúde ou estética bucal? Clique no botão abaixo!

Postagens Recentes

Receba Nossos Conteúdos

Preencha seu e-mail acima e receba conteúdos exclusivos gratuitamente!